ILUSTRAÇÃO: CARVALL
Foro de Teresina #152: A próxima onda
O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana
O Foro de Teresina analisa os depoimentos na CPI da Covid e a manifestação de apoio a Bolsonaro no Rio de Janeiro. Comenta o sigilo imposto sobre documentos de operações da Polícia Civil fluminense e analisa a tentativa de censurar críticos do governo federal. E, por fim, mas não menos importante, fala do risco de uma terceira onda da pandemia no Brasil.
Anúncio:
Assine o Globoplay e assista a todos os episódios de O Caso Evandro: http://gplay.la/piaui
Bloco 1: Show de negacionismo
Ao depor na CPI, a secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro voltou a defender o uso da cloroquina contra a Covid-19 e descreveu a Fiocruz como um lugar ideológico de esquerda. O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o governo federal recusou sua primeira oferta para adquirir 5 milhões de doses da CoronaVac ainda em 2020. No Rio, Bolsonaro foi a uma manifestação a seu favor, e o evento culminou num palanque onde o presidente falou ao lado do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello – ambos sem máscara.
Toledo: A CPI está se repetindo e, com isso, vai perdendo a atenção do público e o foco das ações do governo na pandemia. Isso dá chance para o bolsonarismo recuperar o comando da narrativa. Mesmo enfraquecido, Bolsonaro consegue se erguer e se mostrar mais forte do que é.
Bloco 2: Censurados
No Rio de Janeiro, a Polícia Civil decretou sigilo de cinco anos sobre documentos de operações policiais realizadas a partir do dia 5 de junho de 2020, o que inclui a ação com 28 mortos na comunidade do Jacarezinho. A manobra impede jornalistas de acompanharem os desdobramentos do caso no qual suspeita-se de má conduta policial. De Brasília, vieram tentativas de intimidar críticos do governo, como o sociólogo Celso Rocha de Barros e o jurista Conrado Hübner Mendes, ambos colunistas da Folha de S.Paulo.
Fernando: Essa medida do sigilo, mesmo para os padrões brasileiros, é um escárnio. Ela oficializa a barbárie. A polícia vai lá, mata e depois decreta o sigilo das investigações e o que fica valendo é a versão deles da situação. Ao mesmo tempo, essa política repressiva não resolve o problema do tráfico.
Bloco 3: Terceira onda à vista
Sete casos da variante indiana do novo coronavírus foram registrados no Brasil, parte deles no Maranhão. A identificação dessa cepa coincidiu com aumento de internações no estado. A presença de mais uma variante, somada à vacinação lenta e à ausência de medidas de isolamento pode provocar uma terceira onda de casos e mortes.
Thais: A gente ainda não sabe a letalidade da nova variante indiana, mas o estrago que essa cepa trouxe para o sistema de vigilância sanitária do país já está feito. A confirmação do segundo episódio de entrada de infectados no Brasil escancarou a desarticulação das autoridades da saúde.
> Links citados neste episódio:
A pesquisa do PoderData apontando a queda de popularidade de Bolsonaro;
A reportagem de Caio Barretto Briso para o site da piauí que relata a realidade da comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, e os impactos da violenta operação que matou 27 pessoas no início do mês;
A coluna de Celso Rocha de Barros na Folha de S.Paulo que originou o pedido de investigação pela Polícia do Senado;
A pesquisa que aponta a possibilidade de a imunidade ao Sars-CoV-2 durar ao menos um ano após o contágio.
> Momento Cabeção
No “Momento Cabeção”, quadro em que os apresentadores indicam livros, filmes, podcasts e documentários aos ouvintes, os apresentadores sugeriram as seguintes leituras:
Thais:
O lugar, de Annie Ernaux
O 13 de maio, de Astolfo Marques
Psiconautas, de Marcelo Leite
O Fim da Supremacia Branca, de Du Bois e Saidiya Hartman
Toledo:
Noise: A Flaw in Human Judgment, de Daniel Kahneman
Fernando:
As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto
Arendt: Entre o amor e o mal: uma biografia, de Ann Heberlein
O rinoceronte, de Eugène Ionesco
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda e Marcelle Darrieux
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: Tiago Aguiar
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí