Ilustração: Carvall
Foro de Teresina #157: Vacina custa caro a Bolsonaro
O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana
No Foro de Teresina #157, Fernando de Barros e Silva, Thais Bilenky e José Roberto de Toledo comentam as denúncias e evidências de corrupção durante a compra de vacinas para Covid pelo Ministério da Saúde e o superpedido de impeachment protocolado nesta semana. Também analisam as movimentações para a eleição de 2022, os números recentes da pandemia e o andamento da vacinação no Brasil.
Bloco 1: Quem compra quem na vacina
Depois dos depoimentos dos irmãos Miranda na CPI, a situação de Bolsonaro se complicou, e a Polícia Federal abriu inquérito para investigar a compra da vacina Covaxin por parte do governo federal. Esta semana o jornal Folha de S.Paulo publicou novas denúncias de corrupção na compra de doses de outras vacinas estrangeiras através de intermediárias brasileiras.
Fernando: A pasta que deveria ser responsável pelo combate à pandemia parece ter se tornado uma grande boca do tráfico. Com a diferença que, no lugar de drogas, o comércio ilegal era de vacinas. Enquanto isso, a tragédia da pandemia escalava patamares inimagináveis no país.
Bloco 2: 2022 depende dos estados
O superpedido de impeachment protocolado nesta semana pela oposição não parece ser o suficiente para convencer o presidente do Senado, Arthur Lira (PP), a dar seguimento ao processo. Novas manifestações populares contra o presidente estão previstas, reforçando a movimentação da oposição para as eleições de 2022.
Toledo: A palavra impeachment associada a Bolsonaro também está em alta como nunca esteve. A popularidade do presidente tende a dar uma embicada para baixo. A conjuntura é muito ruim para Bolsonaro.
Bloco 3: Imunidade híbrida
O Instituto Butantan trabalha numa nova versão da vacina CoronaVac, em busca de proteção mais eficiente contra novas variantes do coronavírus. Estudos trazem novas informações sobre vacinas, doses de reforço e mutações do vírus.
Thais: Entrevistei o Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, e ele nos contou em primeira mão que o Butantan vai pedir à Anvisa em julho para realizar testes clínicos, aquela fase dos testes de vacina em humanos, de uma nova versão da CoronaVac. Ela é baseada na variante P1, apontada como causadora da aceleração da segunda onda.
Links citados neste episódio:
A reportagem da Folha de S.Paulo em que o representante de uma revendedora de vacinas, Luiz Paulo Dominguetti Pereira relatou a cobrança de propina na compra de vacinas por parte de Roberto Dias, diretor de Logística do Ministério da Saúde.
A coluna de André Petry sobre o silêncio de Bolsonaro depois das denúncias de corrupção nas compras da vacina Covaxin.
A reportagem de Felippe Aníbal narrando o drama de famílias, na periferia de Curitiba, que gastam horas catando lenha para cozinhar por não ter dinheiro para comprar gás.
A seção =igualdades, com dados mostrando que, em cinco meses, 2021 teve mais apreensões de madeira ilegal do que todos os anos anteriores.
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção e edição: Mari Faria
Produção: Lianne Ceará
Apoio de produção: Claudia Holanda
Ilustração: Carvall
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Distribuição: Lianne Ceará
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí