Foro de Teresina #203: A mamata do circo sem pão
O podcast de política da piauí discute os principais assuntos da semana
Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky analisam o uso de dinheiro público para bancar grandes shows sertanejos, como o do cantor Gusttavo Lima, em cidades do interior do Brasil. O trio também comenta o assassinato de Genivaldo Jesus Santos durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal e as dificuldades de Jair Bolsonaro em construir palanques para ampliar o eleitorado nos estados.
Bloco 1: Modão com dinheiro público
Artistas sertanejos entram na mira do Ministério Público depois que investigações apontam o uso de dinheiro público para bancar shows por todo o Brasil. Um dos beneficiados foi o cantor Gusttavo Lima, que ia faturar 1,2 milhão de reais num único show num festival em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais – dinheiro que deveria ser usado para investimentos em Educação e Saúde.
Bloco 2: Barbárie como método
No último dia 27, Genivaldo Jesus Santos foi assassinado por asfixia com gás lacrimogêneo e de pimenta no porta-malas de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Sergipe. Após a divulgação das imagens da abordagem, a piauí revelou que a disciplina de direitos humanos foi retirada do curso de formação desses agentes. Outros veículos de imprensa revelaram novos e antigos casos de violência e abuso de força policial pela PRF.
Bloco 3: Sem palanque
Além das dificuldades para formar palanques estaduais, Bolsonaro enfrenta o bloqueio de recursos do orçamento – algo que o impede de cumprir as promessas eleitorais de reajustes dos servidores federais, em especial os da PRF. Em reação às pesquisas eleitorais, a campanha do presidente pretende usar a primeira-dama Michelle para atrair o voto das mulheres.
> Conteúdos citados neste episódio:
O fio no Twitter do jornalista Demétrio Vecchioli revelando os valores que a dupla Zé Neto e Cristiano recebeu de prefeituras de cidades do interior;
A reportagem do Estadão que mostrou a destinação de emendas do deputado André Janones para bancar festas sertanejas em Ituiutaba (MG), sua cidade natal;
A reportagem da Folha de S.Paulo revelando novos casos de agressão dos policiais da PRF que assassinaram Genivaldo Jesus Santos;
A seção =igualdades do site da piauí que mostra as causas e consequências dos acidentes de trânsito no Brasil.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Evelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí