Foro de Teresina #215: A hora da tevê
O podcast de política da piauí discute os principais assuntos da semana
Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky comentam as entrevistas de Bolsonaro e Lula no Jornal Nacional, da TV Globo, e a reação dos eleitores. O trio também fala do início da campanha eleitoral gratuita na tevê e reflete sobre a importância da televisão e das redes. Por fim, analisa a repercussão da operação de busca e apreensão da Polícia Federal com empresários bolsonaristas que defendem um golpe de Estado, além de examinar as críticas do procurador-geral da República, Augusto Aras, a Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que autorizou a ação.
Bloco 1: Bancada do JN
Nesta semana, os principais candidatos à Presidência da República foram entrevistados no Jornal Nacional. Na segunda-feira, Jair Bolsonaro mentiu sobre urnas, disse que aceitará resultado da eleição “desde que seja limpa” e defendeu aliança com o Centrão. Na quinta-feira, o ex-presidente Lula reprovou os regimes comunistas da China e de Cuba, criticou medidas econômicas do governo Dilma e enalteceu o vice, Geraldo Alckmin.
Bloco 2: Campanha na tevê e nas ruas
Começa nesta sexta-feira (26) a campanha eleitoral em cadeia nacional nas emissoras de rádio e de televisão. Se em 2018 Bolsonaro tinha apenas oito segundos para apresentar suas propostas, agora, o presidente tem mais de dois minutos, na hora do almoço e à noite, para defender seu governo, além de 207 inserções distribuídas pela programação das emissoras. Lula, por sua vez, fez uma coligação maior e terá um minuto a mais de tempo na tevê. Serão 3 minutos e 39 segundos no total e 286 inserções. As redes sociais foram decisivas na eleição passada e continuarão sendo estratégicas, mas a tevê reassume, agora, um papel de maior relevância.
Bloco 3: Moraes x Aras
A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de oito empresários bolsonaristas que defenderam no WhatsApp um golpe de Estado no caso de vitória de Lula nas eleições. A ação foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral. O procurador-geral da República, Augusto Aras, ficou irritado com a ação e disse que só tomou conhecimento dos mandados no dia em que ocorreram.
> Conteúdos citados neste episódio:
A entrevista do ex-presidente Lula ao Jornal Nacional;
A entrevista de Jair Bolsonaro ao Jornal Nacional;
A reportagem do Jota revelando que os celulares apreendidos dos empresários contêm mensagens trocadas entre os investigados e Augusto Aras;
A coluna de Mônica Bergamo revelando um vídeo em que o pastor Silas Malafaia diz que Alexandre de Moraes é “desgraçado”;
A seção =igualdades do site da piauí, explicando o tamanho e o impacto do Auxílio Brasil.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Natália Silva e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí