Foro de Teresina #271: O golpe, o STF e os dois centrões
O podcast de política da piauí discute os principais assuntos da semana
A delação de Mauro Cid confirma as intenções golpistas de Bolsonaro. Segundo o ex-ajudante de ordens, o plano de impedir a posse de Lula e convocar novas eleições só não foi adiante por falta de adesão do comando do Exército e da Aeronáutica. O episódio desta semana comenta o depoimento de Cid e a disputa pela vaga de Rosa Weber no STF. No último bloco, os apresentadores conversam com Marcos Nobre, pesquisador do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), sobre as ambições do Centrão.
Acesse os links citados neste episódio: https://piaui.co/foro271
Envie sua mensagem para o Correio Elegante no nosso e-mail: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Ouça a série ALEXANDRE aqui: https://pod.link/1698428396
Bloco 1: O roteiro do quase golpe
Mauro Cid disse à PF que, depois do segundo turno das eleições, Bolsonaro recebeu de seu assessor, Filipe Martins, uma minuta de decreto golpista. O texto, segundo Cid, previa a prisão de adversários e foi submetido à análise dos comandantes militares. O almirante Almir Garnier, da Marinha, teria apoiado a ideia, mas seus pares de Forças Armadas não toparam a aventura.
Bloco 2: Nova disputa pelo Supremo
A ministra Rosa Weber, atual presidente do STF, se aposenta no mês que vem. Os nomes mais cotados para substituí-la são Flávio Dino, ministro da Justiça, e Jorge Messias, advogado-geral da União. Nos 132 anos do tribunal, Weber foi a terceira mulher a virar ministra. Apesar dessa desigualdade histórica, Lula não deve ceder às pressões dos movimentos que pedem a indicação de uma mulher negra.
Bloco 3: Pega, mata e come
Na piauí_204, Marcos Nobre escreveu sobre a gênese de um novo Centrão e como isso afeta o governo Lula. Segundo o pesquisador, o Centrão se bifurcou entre um grupo que ainda tem algum apreço pela democracia e outro grupo que quer ser base de qualquer governo e ambiciona tomar o poder. Dinheiro e cargo não bastam. O novo Centrão quer governar. O PT, enquanto isso, vive o dilema entre se manter na vanguarda do poder ou aceitar os termos desse novo pacto político.
>Conteúdos citados neste episódio:
A reportagem de Ana Clara Costa para a piauí_201, que explica como políticos, militares e policiais se juntaram para golpear a democracia no Brasil.
O artigo de Marcos Nobre para a piauí_204, que fala sobre a negociação do governo Lula com o ramo do Centrão comandado por Arthur Lira, que abraçaria o golpismo para não perder o seu projeto de poder.
*
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, Ana Clara Costa, Thais Bilenky e Marcos Nobre
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Mari Faria
Edição: Tiago Picado e Évelin Argenta
Produção: Maria Júlia Vieira
Apoio de produção: Bárbara Rubira
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace e Luis Rodrigues
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Maria Júlia Vieira
Coordenação digital: Bia Ribeiro
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí