O Foro de Teresina comenta as consequências políticas da soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a renúncia do ex-presidente boliviano Evo Morales e a criação do novo partido de Jair Bolsonaro, a Aliança Pelo Brasil. Com o diretor de redação da piauí, Fernando de Barros e Silva, a repórter Malu Gaspar e o editor do site da revista, José Roberto de Toledo.
Bloco 1: O pós-prisão de Lula (2:42)
Libertado em razão da decisão do STF que derrubou a prisão com a condenação em segunda instância, Lula busca liderar a oposição a Bolsonaro.
Bloco 2: Os golpes na Bolívia (18:23)
Acusado de fraudar a eleição presidencial, Evo Morales foi apeado do poder por pressão dos militares e fugiu para o México. Deixou um país em crise e muita incerteza.
Bloco 3: O mito e a Aliança (32:32)
Bolsonaro saiu do PSL e anunciou a formação de um novo partido. A tarefa, porém, é complexa, ainda mais num partido fragmentado por brigas internas.
>Links citados neste episódio:
Os dois discursos de Lula após sua soltura: diante da sede da Polícia Federal em Curitiba (PR) e em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).
A pesquisa do Atlas Político que mostra que imagem positiva de Lula cresceu, mas eleitor votaria mais em Bolsonaro e Moro do que em um candidato indicado pelo petista.
A sequência de tuítes do professor de Relações Internacionais na Fundação Getulio Vargas (FGV) Oliver Stuenkel (em inglês).
A análise de Max Fisher no jornal The New York Times sobre linha tênue entre golpe e revolta popular na Bolívia.
A opinião do pesquisador do Centro de Estudos Latino-Americanos de Harvard Fernando Bizzarro sobre se houve ou não golpe na Bolívia.
O relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre as eleições na Bolívia.
As =igualdades desta semana, sobre as multas aplicadas pelo Ibama. A seção é publicada semanalmente no site da piauí.
O levantamento do Poder360 sobre o tempo que se leva para criar um partido no Brasil.
A coluna de Lauro Jardim, no Jornal O Globo, que informou que Carlos Bolsonaro saiu das redes sociais por estar “irritado”.
O perfil de Carlos Bolsonaro, escrito por Malu Gaspar e publicado na piauí de julho deste ano.
A coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, sobre o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) ter dito que Bolsonaro desistiu de ter como vice o também parlamentar Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) devido a supostas fotos comprometedoras do herdeiro da ex-Família Imperial do Brasil.
A matéria da revista Crusoé em que Orleans e Bragança confirma a história contada por Frota a Mônica Bergamo.
O vídeo em que o ex-secretário-geral da Presidência da República Gustavo Bebianno negou ter repassado a Bolsonaro dossiê contra Orleans e Bragança.
A matéria do UOL em que biólogos contradizem o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, e pedem cautela no consumo de peixes expostos ao óleo que atingiu a costa brasileira.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às quintas, a partir das 17 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify e Apple Podcasts buscando pelo nome do programa ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda quarta-feira, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, com os bastidores do episódio da semana.
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, Malu Gaspar e José Roberto de Toledo
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Luigi Mazza
Edição: Mari Romano e Évelin Argenta
Produção: Mari Faria e Ana Carolina Santos
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Paula Cardoso
Teaser (Foro Privilegiado): Julia Sena
Distribuição: Ana Carolina Santos, Julia Sena, Luigi Mazza e Yasmin Santos
Coordenação digital: Kellen Moraes
Gravado no estúdio Rastro
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
O Foro de Teresina é uma produção da Rádio Novelo para a revista piauí.