O Foro de Teresina discute a ação da polícia que resultou nas mortes de nove jovens em São Paulo, os tuítes de Trump contra o Brasil e o aparelhamento bolsonarista da cultura.
Bloco 1: A PM paulista barbariza o pancadão (3:08)
Nove jovens morreram depois que a Polícia Militar de São Paulo causou pânico num baile funk na favela de Paraisópolis. O governador João Doria diz que a ação foi correta e que a repressão aos pancadões vai continuar.
Bloco 2: Diplomacia da humilhação (19:48)
Num tuíte, Donald Trump acusa o Brasil de desvalorizar o real, diz que vai taxar o aço e o alumínio nacionais e mostra a Bolsonaro que diplomacia não tem nada a ver com amor.
Bloco 3: A ocupação olavista na Cultura (34:42)
O presidente da República transfere a Cultura para o Ministério do Turismo, nomeando para cargos-chave seguidores de Olavo de Carvalho.
>Links citados neste episódio:
A entrevista do ex-PM Otávio Lourenço Gambra – o Rambo – à CBN, em que ele fala sobre o assassinato que cometeu durante uma operação na Favela Naval, em 1997.
Os vídeos que mostram a violência dos policiais na operação em Paraisópolis.
O tuíte em que Donald Trump anunciou a retomada da taxação sobre as exportações brasileiras e argentinas de aço e alumínio.
O =igualdades que mostra a disparidade entre negros e brancos no mercado de trabalho no Brasil.
O vídeo em que Dante Mantovani, agora presidente da Funarte, fala sobre a suposta relação entre os Beatles, a Escola de Frankfurt, aborto e satanismo. E algumas das declarações do jornalista Sergio Camargo, que foi nomeado presidente da Fundação Palmares, mas teve sua nomeação suspensa pela Justiça.
O artigo do cientista político Pedro Abramovay, publicado no site da piauí, sobre o avanço gradual do autoritarismo em democracias como a brasileira.
A coluna de Thiago Amparo, publicada na Folha de S.Paulo, sobre a deterioração democrática que existe há tempos nas periferias.
A reportagem de Rafael Cariello, publicada na edição de novembro da piauí, sobre as pesquisas de Claudio Ferraz a respeito da democracia e do que influencia o voto dos brasileiros.
A coluna de Celso Rocha de Barros, publicada na Folha de S.Paulo, sobre o governo Bolsonaro e a escalada autoritária – que, segundo ele, não é um risco, mas um processo que já está em curso.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às quintas, a partir das 17 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify e Apple Podcasts buscando pelo nome do programa ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda quarta-feira, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, com os bastidores do episódio da semana.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, Malu Gaspar e José Roberto de Toledo
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Luigi Mazza
Edição: Mari Romano e Évelin Argenta
Produção: Mari Faria e Ana Carolina Santos
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Paula Cardoso
Teaser (Foro Privilegiado): Julia Sena
Distribuição: Ana Carolina Santos, Julia Sena, Luigi Mazza e Yasmin Santos
Coordenação digital: Kellen Moraes
Gravado no estúdio Rastro
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br