eleições 2020

Foro de Teresina ao vivo nas eleições 2020

Saiba como acompanhar a transmissão

23out2020_11h00
Registro da edição especial do Foro de Teresina nas eleições de 2018
Registro da edição especial do Foro de Teresina nas eleições de 2018

O Foro de Teresina será transmitido ao vivo durante a apuração dos votos do primeiro e do segundo turno das eleições municipais. 

Nos dias 15 e 29 de novembro, Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar comandarão o programa nos perfis da piauí no Twitter e no Facebook e no nosso canal no YouTube.

Assim como nas eleições de 2018, o programa receberá convidados e acompanhará em tempo real os resultados das votações.

O professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital Wilson Gomes irá comentar sobre o papel das redes sociais numa eleição marcada por menos comícios e eventos presenciais. Já Pablo Nunes, cientista político e coordenador adjunto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), vai falar das centenas de casos de violência contra candidatos registrados no Brasil este ano. 



Para tratar do eleitorado evangélico e do avanço de grupos religiosos sobre as Câmaras Municipais, a conversa será com Carô Evangelista, diretora-executiva e pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER). 

O professor de direito da FGV e colunista do jornal Folha de S.Paulo Thiago Amparo vai falar de candidaturas negras e da aplicação da nova lei que determina uma cota de candidatos negros por legenda. 

Camila Rocha, cientista política e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), irá tratar da nova direita que surgiu no Brasil na última década e do impacto do auxílio emergencial sobre o eleitorado das periferias. O professor da FGV e presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Renato Sérgio de Lima vai falar sobre as candidaturas de policiais militares que se multiplicaram em 2020.

Para comentar sobre o impacto da pandemia na eleição, o Foro recebe também o repórter de ciência da piauí e apresentador do podcast A Terra é Redonda, Bernardo Esteves. Na sequência, o pesquisador da Universidade George Washington e CEO do IDEIA Big Data, Maurício Moura, explica o que as pesquisas eleitorais dizem sobre a campanha deste ano.

A partir dos resultados anunciados ao longo da transmissão, Soraia Vieira, cientista política e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), vai comentar o desempenho de partidos tradicionais como PT e PSDB na disputa municipal. Daniela Campello, cientista política e professora da FGV, vai discutir como essa eleição deve influir no futuro do bolsonarismo, com vistas a 2022.

Por fim, a transmissão se encerrará após a participação de Jairo Nicolau, cientista político e pesquisador do Cpdoc, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV. Ele vai explicar como deve ficar o novo quadro partidário do Brasil após esta eleição — a primeira a ser realizada sob as novas regras que proíbem a coligação para cargos proporcionais.

A transmissão começa às 17 horas. Escolha sua rede social de preferência para assistir ao programa.

Como diz Fernando Barros: “Vem com a gente”. 

Leia também

Últimas Mais Lidas

Virada eleitoral: missão (im)possível?

Só uma em cada quatro disputas de segundo turno teve reviravolta em relação ao primeiro nas últimas seis eleições municipais

Parente é serpente, visse!

Disputa ferrenha no Recife expõe influência da viúva de Eduardo Campos na campanha do filho João; aliança pró-Marília Arraes reúne de Lula a figuras próximas do bolsonarismo

A morte de um cinema de rua

Empresário que administrou por dez anos o Cine Joia, em Copacabana, relata crise que levou o cinema a fechar as portas após oito meses de pandemia

Assassinato no supermercado

Inépcia e inoperância do governo federal desautorizam expectativas favoráveis em qualquer frente - inclusive no audiovisual

Derrota por correspondência

Filho de imigrantes brasileiros, gay e conservador, o republicano George Santos já se considerava eleito deputado federal por Nova York – até chegarem os votos retardatários pelos correios

O novo Tio Sam e o Brasil

Biden terá que reatar tratados e rever estratégia de acordos bilaterais; guerra comercial é desastre para exportações brasileiras

Foro de Teresina ao vivo no segundo turno

Saiba como acompanhar a transmissão

Mais textos