Foto: Lula Marques/Agência Brasil

06out2023 | 15h56 | Anúncios

Injustiça: Nobel da Paz não vai para Mauro Cid

A+ A- A

Seção de humor da piauí

PRÊMIO IMPRESSO – Oslo, capital da Noruega, acordou sob forte esquema de segurança nesta sexta-feira. A normalmente pacata cidade viu cordões de isolamento perto de quartéis do exército norueguês e as autoridades dispararam um “alerta verde e amarelo” para os cidadãos. A operação foi iniciada após a confirmação da entrega do Prêmio Nobel da Paz para a iraniana Narges Mohammadi, que desbancou o tenente-coronel Mauro Cid, até então um forte concorrente.

“O que aconteceu lá no Brasil não vai acontecer aqui porque o norueguês é educado”, afirmou Jonas Gahr Støre, primeiro-ministro da Noruega. “Por via das dúvidas nós estamos proibindo a circulação de pessoas enroladas em bandeiras verdes e/ou amarelas, suspendendo o envio de imagens da chamada ‘mamadeira de piroca’ no Whatsapp e proibindo gifs que retratam a bandeira do Brasil sobreposta a um olho chorando.”

A derrota de Cid foi mais um baque duro para o bolsonarismo. As casas de apostas disfarçadas de lojas de chocolate colocavam o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro como favorito, já que ele teve um papel decisivo na pacificação dos jantares de família e grupos de mensagens das famílias brasileiras. Os senadores Magno Malta e Luís Carlos Heinze entraram com representação na Fundação Nobel exigindo a recontagem dos votos.