minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

maratona piauí cbn de podcast

A história e os bastidores do Foro de Teresina

Apresentadores relembram início do programa, que completa um ano esta semana

11maio2019_20h00

O encerramento da Maratona Piauí CBN de Podcast ficou por conta do “Foro do Foro” – uma conversa sobre o surgimento, os bastidores e os planos para o futuro do Foro de Teresina, podcast de política da revista piauí, que completa um ano esta semana. A mesa teve a participação dos três apresentadores do programa – o diretor de redação da revista, Fernando de Barros e Silva, o editor do site, José Roberto de Toledo, e a repórter especial Malu Gaspar – além da diretora, Paula Scarpin. A mediação foi de Rodrigo Alves, do podcast Vida de Jornalista.

O trio do Foro falou sobre os desafios de gravar o programa sem que nenhum dos apresentadores tivesse experiência prévia no rádio. “Tive que aprender a organizar o discurso, e continuamos aprendendo”, contou Malu Gaspar. “Ainda acontece de eu voltar para casa insatisfeita porque esqueci de falar alguma coisa no estúdio.”

Para Fernando de Barros e Silva, o programa se sustenta em “um pouco de improviso e muita lição de casa”. O processo da lição de casa foi explicado pela diretora Paula Scarpin. “Quando pensamos em criar o Foro, a ideia era que o diferencial do programa fosse muita pré-produção e pós-produção. Depois de gravarmos, já na edição, enxugamos o suficiente para que fique só o filé.”

Os apresentadores destacaram a importância do momento “Correio elegante”, quando o programa leva ao ar mensagens deixadas por ouvintes nas redes sociais ou enviadas por e-mail. Um dos acertos do programa, que provoca grande empatia com o público, é o “momento Kinder Ovo”, quando a produção seleciona um áudio surpresa para que os apresentadores comentem e tentem adivinhar de quem se trata.

O Foro completa um ano esta semana, com o 51º episódio. Não estão descartadas novas edições ao vivo, como a que foi feita durante o Festival Piauí Globonews, em dezembro do ano passado. “É uma demanda do público ter contato com o programa. Esse é um caminho inevitável, que outros podcasts já estão seguindo”, afirmou Toledo.

Leia Também

Últimas Mais Lidas

Festival Piauí de Jornalismo terá ingressos extras

Público poderá assistir às mesas num telão instalado num auditório anexo, dentro da Cinemateca

Festival Piauí de Jornalismo 2022

O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, na Cinemateca Brasileira, São Paulo

Acompanhe a transmissão ao vivo da segunda Maratona Piauí CBN de Podcast

Encontro está sendo transmitido em áudio e em vídeo nos sites e redes sociais da piauí e da CBN

Conteúdo patrocinado e anunciantes estão entre os principais modelos de financiamento

Diretor da CBN diz que programas em áudio são caminho para formar novos ouvintes

Interação com o público ajuda a ganhar e manter audiência

Fidelidade de ouvintes pode se transformar em financiamento coletivo e ajudar a manter podcasts

Mais textos