eventos

Grandes iniciativas do jornalismo independente e inovador reunidas num só dia

17maio2017_15h32

Um único dia. Seis palestrantes. Nove horas de troca de informações sobre quem está à frente das grandes iniciativas do jornalismo independente e inovador no Brasil.

lalala

No primeiro encontro do dia, CRISTINA TARDÁGUILA, diretora da AGÊNCIA LUPA, pioneira na checagem de fatos no país explica como o projeto checa, de forma sistemática e contínua, o grau de veracidade das informações que circulam pelo país.

Em seguida, você vai ouvir os detalhes sobre as graves denúncias feitas em reportagens da PONTE Jornalismo, um site de notícias que cobre segurança pública e direitos humanos. O repórter FAUSTO SALVADORI vai contar como a equipe produz e divulga documentários, relatórios e pesquisas sobre temas relacionados a justiça, racismo, questões de gênero e violência do Estado.

No mesmo dia, vai poder entender por que o jornal digital NEXO tornou-se leitura imprescindível no dia a dia. PAULA MIRAGLIA, editora do portal, vai relatar como são pautadas as colunas, os vídeos, os gráficos e as animações interativas que dão suporte às matérias do jornal. 

Logo depois, você terá a chance de saber como foi pensada e projetada a QUATRO CINCO UM, uma revista de crítica literária que acaba de chegar às livrarias. Um de seus criadores, o jornalista PAULO WERNECK, vai falar sobre o nascimento do projeto cujo nome é uma referência a Fahrenheit 451, o romance distópico de Ray Bradbury. 

Você também descobrirá como se faz um portal de notícias jurídicas de sucesso, como o JOTA. A jornalista LAURA DINIZ vai contar como surgiu a iniciativa e como tem sido o trabalho da equipe especialmente neste momento, quando acontece a maior investigação de corrupção da história do país. 

E na última mesa da MARATONA você vai mergulhar nos bastidores da rotina dos repórteres do INTERCEPT BRASIL, a versão brasileira do site criado pelos jornalistas americanos Glenn Greenwald, Laura Poitras e Jeremy Scahill. ANDREW FISHMAN, jornalista americano naturalizado brasileiro, comentará como foi a implementação do projeto no país.

GARANTA SEU INGRESSO

SÁBADO, 27/05,
DE 10H30 ÀS 19H30,
NO IMS-RJ

*Almoço incluído no preço do ingresso.



Leia Também

Últimas Mais Lidas

Acompanhe a transmissão ao vivo da segunda Maratona Piauí CBN de Podcast

Encontro está sendo transmitido em áudio e em vídeo nos sites e redes sociais da piauí e da CBN

A história e os bastidores do Foro de Teresina

Apresentadores relembram início do programa, que completa um ano esta semana

Conteúdo patrocinado e anunciantes estão entre os principais modelos de financiamento

Diretor da CBN diz que programas em áudio são caminho para formar novos ouvintes

Interação com o público ajuda a ganhar e manter audiência

Fidelidade de ouvintes pode se transformar em financiamento coletivo e ajudar a manter podcasts

Os desafios e a rotina de contar histórias em podcast

Roteiro capaz de amarrar narrativas é segredo para um bom programa; dificuldade de financiamento é cotidiana

Mais textos
1

A metástase

O assassinato de Marielle Franco e o avanço das milícias no Rio

3

Onze bilhões de reais e um barril de lágrimas

Luis Stuhlberger, o zero à esquerda que achava que nunca seria alguém, construiu o maior fundo multimercado fora dos Estados Unidos e, no meio da crise, deu mais uma tacada

5

A Copa industrializada

Revendo algumas imagens, graças ao santo youtube, é fácil notar que a Copa de 66, na Inglaterra, teve um jeitão todo inglês. A de 70, no México, foi mexicana até o último burrito. O raciocínio parece óbvio, mas ele melhora se pegarmos as copas disputadas neste século: todas foram iguais, sem qualquer sabor local. Por incrível que pareça, conseguiram fazer uma Copa na África idêntica a uma Copa na Alemanha. A Fifa acha isso bom. Eu acho péssimo.

6

Touchdowns no ABC

A batalha de São Bernardo Cougars contra Sorocaba Vipers

7

Princesa Kate: “Edison Lobão foi minha desgraça.” 

PALÁCIO DE BUCKINGHAM – Aos prantos, três horas após aceitar como seu legítimo esposo William Arthur Philip Louis, duque de Cambridge, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, Kate Middleton confessou ao pai: “Amo Edison Lobão.” A notícia, não confirmada pela Casa de Windsor, causou perplexidade no Reino Unido e já é considerada a pior crise da monarquia desde a renúncia de Eduardo VIII, em 1936.

8

Furo: a exemplo de falso fotógrafo exposto pela BBC, famoso blogueiro também copiava textos

A história era de grudar os olhos na tela: um blogueiro brasileiro se lançara às principais zonas de guerra do Brasil, entre elas Brasília, São Bernardo do Campo, Guarujá e Atibaia, para registrar o sofrimento humano

10

Chico Buarque é visto vendendo miçanga na praia para sobreviver

LEBLON - O fim do Ministério da Cultura fez com que artistas consagrados finalmente começassem a trabalhar.