minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
A agrobombeira

    Nas conversas com Bolsonaro, Tereza Cristina o chama de Jair. Ela conta que o presidente a escuta com atenção e revê posições. “Quer saber? Ele é até suave no trato”, diz – e gargalha CREDITO: DIEGO BRESANI_2019

vultos da república

A agrobombeira

A ministra Tereza Cristina se equilibra entre Bolsonaro, os ruralistas e a pauta ambiental

Consuelo Dieguez | Edição 156, Setembro 2019

A+ A- A

A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entrou no prédio envidraçado do Parlamento Europeu, em Bruxelas, para a discussão do acordo entre União Europeia e Mercosul, com a sensação do jogador que pisa em campo na final do campeonato sem nunca ter atuado em partida alguma. Nos últimos vinte anos, dezenas de diplomatas, técnicos e ministros se revezaram em duras rodadas de negociação na tentativa de abrir um mercado de mais de 500 milhões de pessoas para os produtos brasileiros (e também argentinos, uruguaios e paraguaios). 

Quando ela desembarcou na capital belga, no dia 24 de junho, as cláusulas econômicas já estavam amarradas. A pendência se concentrava justamente no agronegócio. A pressão sobre a ministra – tanto por parte dos técnicos da pasta da Economia, no Brasil, quanto dos comissários da União Europeia (UE) e dos parceiros do Mercosul – era tremenda. Se o grupo da Agricultura não fosse capaz de desatar os nós, o acordo, mais uma vez, ficaria emperrado.

Já é assinante? Clique aqui Só para assinantes piauí

Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz

ASSINE