minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Denise Abreu foi a única funcionária pública que virou ré do processo sobre o acidente da TAM. Ela diz ser vítima do machismo e da própria competência: "Virei bode expiatório" FOTO: ELLA DÜRST_2013/CABELEREIRO/MAQUIADOR: DAVI BORGES/TRATAMENTO DIGITAL: JUJUBA DIGITAL

anais da aviação

O desastre

Denise Abreu e as circunstâncias da tragédia de 2007 no Aeroporto de Congonhas

Consuelo Dieguez | Edição 85, Outubro 2013

A+ A- A

Na chuvosa manhã de 17 de Julho de 2007, terça-feira, um avião da TAM vindo de Brasília pousou no Aeroporto de Congonhas. Entre os passageiros estavam Denise Abreu e mais três diretores da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, responsável pela regulação e fiscalização do setor aéreo: Leur Lomanto, Jorge Luiz Velozo e Josef Barat. Viajavam para uma reunião com o gerente regional da Anac em São Paulo, coronel Janôr Alfredo Basílio Dias, no próprio aeroporto. O coronel havia programado um lanche de confraternização para depois da reunião, prevista para terminar no fim da tarde. Depois de pousar em Congonhas, o avião seguiu para Brasília, Goiânia, Brasília e novamente São Paulo, onde uma nova tripulação assumiu o comando, dessa vez rumo a Porto Alegre. De lá, o avião regressaria a São Paulo. No Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, faltava pouco para as cinco da tarde quando os 174 passageiros e cinco tripulantes extras da TAM, que pegaram carona no voo, foram convidados a embarcar.

O avião estava lotado – famílias e jovens que iam ou voltavam de férias, empresários e executivos com negócios em São Paulo, sindicalistas que participariam de um encontro nacional. Entre os passageiros estavam Paula Masseran Xavier, de 23 anos, e o namorado Lucas Mattedi, que traziam na câmera 160 fotos tiradas durante as férias em Gramado; Rebeca Haddad e Thais Scott, ambas de 14 anos, eufóricas por viajarem sozinhas para encontrar a avó de uma delas; o empresário Mario Corrêa Gomes, de 49, que participaria de uma reunião de negócios; Douglas Teixeira, de 31, que fora a Porto Alegre a trabalho; e Madalena Silva, de 20, tripulante da TAM, que estava de folga.

Já é assinante? Clique aqui Só para assinantes piauí

Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz

ASSINE