Leblon em transe: as manifestações de Junho de 2013 foram a maior oportunidade pedagógica que a política brasileira conheceu em muito tempo, mas a direita soube aproveitá-la melhor CRÉDITO: LEANDRO ASSIS_2022
O encontro de Batman com o povo
Um vídeo feito na esteira de Junho de 2013 ainda guarda lições sobre os traumas da esquerda e o futuro
Rodrigo Nunes | Edição 188, Maio 2022
Quanto tempo será preciso até o Brasil encontrar um novo ponto de equilíbrio? Ninguém sério se arriscaria a responder. Repactuações como aquela por que passamos na década de 1980 só ocorrem quando um arranjo deixa de ser viável (como aconteceu com o regime militar) ou o balanço de forças se altera de maneira radical (como recentemente no Chile). Por ora, não há nada assim no horizonte. Se algum dia isso mudar, no entanto, pode ser que os brasileiros do futuro olhem para este período e decidam celebrar 19 de janeiro de 2014 como o Dia em que o País Parou de Fazer Sentido.
Para quem não se lembra, foi nesse dia que ativistas convocaram um rolezinho no Shopping Leblon, frequentado pela classe alta do Rio de Janeiro. O protesto, que contou com a presença de uma fração muito reduzida de seus 9 mil confirmados no Facebook, não chegou a acontecer porque o estabelecimento fechou as portas preventivamente. Mas a tentativa frustrada daria origem a um vídeo brevemente famoso – um delírio tropicalista que ficou conhecido como “Batman no Leblon”.
Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz
ASSINELeia Mais