Paraisópolis, 20 de maio de 2020, 17h50
A dor é aqui
“Nas minhas caminhadas, vi a morte, vi o medo, vi a realidade que não sai na imprensa”
Marcelo Rocha | Edição 166, Julho 2020
Desde o começo da pandemia no Brasil, minha preocupação maior era a seguinte: O que vai acontecer quando o vírus chegar às quebradas e periferias, onde o abandono é apenas uma das diversas violências cotidianas que sofremos? Então decidi registrar a forma como nosso povo está sendo afetado, em toda a sua diversidade. Sim, diversidade, porque favela não é uma coisa só – são vários, são muitos os recortes.
Nas fotos que publico nestas páginas da piauí, dou atenção especial a dois territórios que me marcaram muito nos últimos dias: Paraisópolis, em primeiro lugar, e Brasilândia, duas comunidades de São Paulo que têm lutado arduamente para impedir o crescente número de mortos do novo coronavírus. Nas minhas caminhadas pelos bairros, vi a morte, vi o medo, vi a realidade que não sai na imprensa, de gente que mora em casas onde muitas vezes é simplesmente impossível fazer isolamento de forma adequada.
É a realidade da pandemia, mas não só da pandemia.
Nas comunidades do meu povo, morre-se de Covid-19, como aconteceu com a doméstica Cleonice Gonçalves, a primeira vítima no Rio de Janeiro, mas também se morre de violência policial, como ocorreu com o garoto Guilherme Guedes, de 15 anos, morto com dois tiros na cabeça na Vila Clara, em São Paulo. Morre-se de fome. Morre-se de abandono.
Nestas fotografias, eu preferia trazer notícias sobre nossas potências, mas, neste momento, a marca maior é a dor. É tanta dor que tenho visto levantes de desespero em busca da fé. Claro: quando nossa condição de cidadão e de ser humano é ignorada, só o sagrado pode responder. Vi cultos evangélicos, missas e festas de candomblé. Tudo acontecendo normalmente. É duro retratar isso, mas nossas histórias precisam ser contadas. Quem sabe as imagens ajudem a questionar os privilégios de uma sociedade que continua matando – e o alvo, o alvo dessa morte, continua sendo o mesmo.
Leia Mais