A meta para a Taxa Selic de juros hoje é quase 7 vezes a do começo de 2021

A Selic (sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa básica de juros da economia. Tida como referência para todas as taxas de juros do mercado, a Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação. O aumento da taxa implica restrição do acesso ao dinheiro seja por linhas de crédito, seja por empréstimos ou financiamentos.
Dados do Banco Central apontam que entre agosto de 2020 e março de 2021, o valor da taxa ficou fixado em 2% ao ano. Desde agosto de 2022, a taxa alcançou 13,75% ao ano. Esse é o valor mais alto desde 2016, quando a Selic começou o ano em 14% e o país enfrentava uma recessão que durou 11 trimestres.
Economistas entendem o aumento de juros como uma medida útil para o controle da inflação, já que aumenta o custo de empréstimos, financiamentos e do consumo. Apesar do controle da inflação, o aumento de juros pode complicar a situação das pessoas e empresas endividadas. Em dezembro de 2022, de cada 3 brasileiros, 1 tinha estava endividado. Entre dezembro de 2021 e de 2022, o número de endividados aumentou em 4,46 milhões – passou de 64,97 para 69,43 milhões.
Saiba mais no =igualdades da semana.
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí
Leia Mais