Cartum de Jean-Jacques Sempé
Morre Sempé, desenhista do Pequeno Nicolau
Cronista da vida urbana, cartunista francês foi um dos pioneiros do romance gráfico
O cartunista francês Jean-Jacques Sempé morreu nesta quinta-feira (11) aos 89 anos. Nascido em Pessac, na França, o desenhista ficou conhecido no Brasil pelas ilustrações dos livros da série infantil O Pequeno Nicolau, escritos por René Goscinny, um dos criadores de Asterix.
Sempé começou a carreira nos anos 1950, na imprensa regional francesa. Ele foi um dos precursores do romance gráfico com Senhor Lambert, publicado em 1965. Mas são seus cartuns que chamam a atenção do público, apresentando personagens em paisagens urbanas, com comentários sobre a vida cotidiana. Seus desenhos de traços finos e linhas delicadas são imediatamente reconhecidos.
A piauí_20 publicou em maio de 2008 alguns cartuns de Sempé que retratam bem a delicadeza e o bom-humor presentes nos traços suaves do desenhista francês. Ele voltou a publicar na piauí em 2009 (Pra ninguém botar defeito) e 2011, com ilustrações sobre a imprensa.
Desenhos de Sempé ilustraram três capas da piauí. Confira abaixo.
Segundo Marc Lecarpentier, biógrafo de Sempé, o cartunista morreu em sua residência de férias, cercado por sua esposa e seus amigos. O presidente francês Emmanuel Macron fez uma homenagem ao desenhista em suas redes sociais. “Nós não podemos esquecê-lo. Seu olhar e seu lápis vão fazer muita falta.”
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí