minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

maratona

Tasso Azevedo falará sobre mudanças climáticas

O engenheiro florestal discutirá a contribuição do Brasil para o aquecimento global e novas tecnologias para o monitoramento ambiental

23mar2018_15h11
FOTO: ACERVO PESSOAL
FOTO: ACERVO PESSOAL

A mudança do clima estará no centro da conversa com o engenheiro florestal Tasso Azevedo durante a Maratona Piauí Serrapilheira. Azevedo é coordenador de uma iniciativa que calcula anualmente as emissões brasileiras dos gases do efeito estufa, causadores do aquecimento global. Criado pelo Observatório do Clima, uma coalizão de organizações não governamentais, o projeto propõe divulgar seus resultados de maneira transparente, em paralelo ao cálculo feito pelo governo.

Azevedo coordena também o MapBiomas, um projeto que monitora de forma independente o desmatamento em todos os biomas do Brasil. Com o suporte de ferramentas do Google, a iniciativa reúne uma rede colaborativa de especialistas de diferentes áreas que usam imagens de satélite para gerar mapas de cobertura vegetal e uso da terra em todo o país.

O engenheiro florestal entende de desmatamento como poucos no país. Foi fundador e diretor executivo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, arquiteto do Fundo Amazônia e um dos coordenadores do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal.

Tasso Azevedo é consultor e empreendedor social em sustentabilidade, floresta e clima e assina colunas no jornal O Globo e na revista Época Negócios.

Conheça mais sobre trabalho do pesquisador nesta que é a primeira edição da Maratona Piauí Serrapilheira.

Assinantes piauí, associados ao Instituto Serrapilheira, bolsistas de centros de pesquisa, estudantes e professores pagam meia-entrada.

O ingresso inclui almoço e pode ser parcelados em até 10 vezes no cartão de crédito.

Leia Também

Relacionadas Últimas

Douglas Galante investiga se pode haver vida fora da Terra

Paulistano é chefe da 'Garatéa', primeira missão brasileira à Lua

A falta de água é o alvo do trabalho de Marcia Barbosa

Pesquisadora gaúcha vem falar sobre as possíveis aplicações de seu estudo e sobre a desigualdade de gênero na ciência

Adriana Alves estuda os vulcões extintos no Brasil

A geóloga falará sobre como a atividade vulcânica pode ter afetado o clima global e as formas de vida em nosso território

Antonio Coutinho encerra a programação de encontros entre jornalistas e cientistas

O médico imunologista é um dos cientistas portugueses com maior número de citações na literatura científica

O n+1 e o digital

O Nieman Lab, laboratório de jornalismo da Universidade Harvard, publicou em setembro uma matéria sobre como o n+1 tem se adaptado ao digital. Até há pouco tempo, os editores da revista de ensaio e cultura faziam questão de manter os textos exclusivos para o impresso. Agora, dez anos após a criação da revista, eles começaram a permitir o acesso de parte do conteúdo na internet para os assinantes, atraindo cerca de 180 000 visitas por mês. Um novo layout e uma presença mais ativa nas redes sociais também foram aprovados para este ano.

Gonzalo Frasca e o newsgame

O uruguaio Gonzalo Frasca é inventor dos primeiros newsgames, mistura de jornalismo com videogames. Desde o início dos 2000, seu blog Ludology.org tem sido fonte paras pesquisas acadêmicas sobre comunicação digital.

Local definido

O Festival Piauí acontecerá no Colégio Dante Alighieri, em frente ao parque Trianon, de acesso fácil por metrô e ônibus.

O native advertising do New York Times

Há dois meses, o artigo Women inmates foi publicado no site do New York Times. A reportagem, um retrato da população carcerária feminina nos Estados Unidos, incluía vídeos, fotos, estatísticas e rolagem interativa. Patrocinada pelo Netflix, a matéria foi bolada para divulgar o lançamento da segunda temporada de Orange is the New Black, uma série sobre prisões femininas. Pela qualidade do texto e o uso de recursos sofisticados, a iniciativa foi considerada um salto no native advertising.

Atavist

O Atavist é uma start-up de publicações digitais criada por um trio de jornalistas americanos que trabalhavam na Wired. Eles disponibilizam ferramentas para os assinantes criarem, programarem, publicarem e venderem seus próprios livros e reportagens digitais. O site também pauta repórteres para fazerem longas reportagens digitais. Eles têm chamado muita atenção no jornalismo digital, atraindo investimentos do Google, do NetScape, do PayPal e do Facebook.

Mais textos