edição do mês

Na piauí_171

A capa e os destaques da edição de dezembro

04dez2020_07h31

A revolta da vacina data de 1904, mas foi reencenada no ano da pandemia. Por isso, o fim de 2020 no Brasil chega com gostinho de revéillon de 1905. Feliz Ano-Novo. A capa da piauí_171, feita por Vito Quintans, ilustra o clima natalino – e bélico – do país de Bolsonaro.

Nesta edição, o repórter João Batista Jr. revela os bastidores do caso Marcius Melhem, criador do Zorra, acusado de assédio sexual e moral por funcionárias da Globo.

Na segunda parte do dossiê Arrabalde, série de reportagens sobre a Amazônia, João Moreira Salles escreve sobre o lugar reservado à floresta na nossa imaginação.

Em O bilionário do futuro, Consuelo Dieguez conta a história de Benjamin Steinmetz, o empresário israelense que se envolveu num caso internacional de corrupção e agora tenta arrastar com ele a maior mineradora do Brasil.



“¡A la mierda! ¡Se murió!”, espantou-se um livreiro de Buenos Aires, ao saber da morte de Diego Armando Maradona. O jornalista e cineasta argentino Andrés Di Tella, presente à cena, reflete sobre a vida do jogador e o que fez dele um fenômeno.

Em Trabalhadores, uni-vos, Rafael Cariello investiga por que temas como salário mínimo, sindicatos e conflito entre patrões e empregados voltaram ao centro do debate econômico.

Nas Esquinas, um misterioso cronista zomba de Ernesto Araújo, um trumpista resiste a se despedir de Trump e uma brasileira se engaja com as minorias na Geórgia.

As conversas patrióticas de Bolsonaro e sua tropa estão no The Bolsozapp Herald, a rede social com mais qualidades masculinas do Brasil.

Leia também

Últimas Mais Lidas

Desemprego e incerteza na vida após a Ford

Em Camaçari, na Bahia, fechamento da fábrica de carros impacta todo o mercado de trabalho – de motoristas de ônibus até babás

Bananofobia

Por que os Estados Unidos têm tanto medo de virar uma república de bananas?

Monitoramento à beira da explosão

Falhas nas tornozeleiras eletrônicas colocam em xeque o rastreamento de presos no Paraná

Reação adversa a Bolsonaro

Apostando na briga com Doria, presidente toma um caldo nas redes sociais e fica isolado na primeira semana de vacinação no Brasil

Uma agenda prioritária

Novos prefeitos e vereadores têm o desafio de implementar mudanças emergenciais nas cidades brasileiras, sobretudo nas áreas de maior vulnerabilidade social, onde tudo falta – como escancarou a pandemia

Ex-sócio da Vale é condenado por corrupção

Após julgamento que durou sete dias, tribunal da Suíça condenou o bilionário israelense Beny Steinmetz a cinco anos de prisão nesta sexta-feira (22)

Mais textos
1

O lobby da capivara

Como nasce um emoji

3

Natasha

Presente raro: a experiência metafísica e visionária de uma donzela russa, num conto que permaneceu guardado na Biblioteca do Congresso americano até o início deste ano, 31 anos após a morte do autor

5

Tic tic tic tic…

Uma edição para explodir

7

O Animal Cordial – horas de desespero em noite de cão

Para crítico, a violência extrema anula os propósitos libertários almejados pelo longa

8

O ataque das guináticas

Uma vítima do funk ostentação

9

O mitólogo

Artista manqué e manipulador de narrativas, Lévi-Strauss foi um grande escritor na arte da retórica

10

O dia em que a história não aconteceu

A sexta-feira se anunciava como o dia em que Lula seria preso, faria um discurso histórico ou fugiria: no fim, nem recorde de curiosidade bateu