Voz do milênio, de Vito Quitans
Na piauí_185
A capa e os destaques da edição de fevereiro
O Brasil se despede de Elza Soares, mas não de seu legado: a capa da piauí_185, Voz do Milênio, reúne cinquenta personalidades da cultura negra que inspiraram ou foram influenciadas pela Mulher do Fim do Mundo. Todas elas foram escolhidas, a pedido da piauí, pelo compositor carioca Nei Lopes e pela pesquisadora baiana Cléa Maria Ferreira. A ilustração é de Vito Quintans.
A edição de fevereiro revela um crime ambiental ocorrido na gestão de Ricardo Salles. Allan de Abreu e Luiz Fernando Toledo reconstituem a rota de exportação ilegal de um lote de madeira de ipê, da Amazônia até os Estados Unidos, numa operação que mobilizou até narcotraficantes (A conexão).
Em depoimento a Ana Clara Costa, o comerciante Fernando Boletti de Lima conta como descobriu que estava envolvido em outro crime no setor público. Ele herdou do pai um dinheiro oriundo do pior escândalo de corrupção do governo Bolsonaro, o da vacina Covaxin. “Meu pai era um testa de ferro”, constatou.
O novo Chile, do historiador Marcelo Casals, mostra como uma nova esquerda floresceu no país e venceu a eleição para a Presidência, com a vitória de Gabriel Boric, de 36 anos.
O repórter Bernardo Esteves explica por que a abertura do primeiro laboratório no Brasil capaz de examinar DNA antigo poderá ajudar cientistas brasileiros a elucidar a ocupação das Américas (Em busca dos primeiros). E Joe Miller, em coautoria com um casal de cientistas, relata como foram os testes iniciais da vacina anti-Covid da BioNtech (Tropa de mensageiros).
A edição traz ainda a história do Dono da voz, o mais poderoso produtor da música sertaneja, que lançou Marília Mendonça.
Pelas Esquinas, um atendimento psicológico no metrô de Medellín, a história dos mais de mil insetos doados ao acervo do Museu Nacional e o dia em que dois socialistas e um bebê foram ao Congresso Nacional.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí