No Brasil, só 7% das cidades têm delegacias de atendimento à mulher
Dos 5,5 mil municípios brasileiros, apenas 427 têm uma delegacia de Atendimento à Mulher. Essas unidades, que prestam apoio a mulheres vítimas de crimes sexuais e violência doméstica, só existem para 7% das cidades do país. E esse número vem diminuindo: em 2014, havia 441 delegacias voltadas para a mulher no Brasil; em 2019, passou a haver apenas 417. Essa ausência é notada sobretudo nos municípios pequenos: somente nove das 3,6 mil cidades com até 20 mil habitantes têm delegacias de atendimento à mulher. Juntos, esses municípios somam 32 milhões de moradores.
A primeira Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) do Brasil foi inaugurada em 1985, em São Paulo, com o objetivo de combater a violência de gênero. A unidade foi a pioneira ao priorizar a identidade das vítimas e não somente o tipo de crime. Foi criada a partir da pressão de feministas paulistas sobre o então governador André Franco Montoro.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os casos de violência doméstica no Brasil cresceu 5,2% em 2019, em comparação com 2018. Foram mais de 266 mil ocorrências de lesão corporal dolosa, o que dá uma média de 30 casos por hora.
Fonte: IBGE
Foi produtor do Foro de Teresina e repórter na piauí.
Editor do site da piauí
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí