minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Gal em 1979: Durante a pandemia, ela ficou emocionada ao ver tantos jovens escutando discos de músicos da sua época – fenômeno que identificou no Instagram. “Minha geração é foda, né?” CRÉDITO: TEREZA EUGÊNIA_1979

despedida

Os últimos dias de Gal

Depois do derradeiro show, sashimi de salmão e suco de uva

| 02 dez 2022_07h00
A+ A- A

No dia do último show de sua vida, em 17 de setembro passado, Gal Costa descansou em sua própria casa, no bairro paulistano dos Jardins. Ela costumava se deitar perto das seis da manhã e acordar no meio da tarde, mas naquele sábado levantou-se ao meio-dia. À noite, um motorista veio buscá-la, para levar até o Coala Festival 2022, em São Paulo. No palco, a cantora cumprimentou os instrumentistas com o ar divertido de sempre. Depois, abaixou para tocar o chão do tablado e ergueu-se de olhos fechados, sussurrando algumas palavras com as mãos estendidas para o céu.

Do outro lado da cortina, uma multidão formada em sua maioria por fãs de 20 e poucos anos a aguardava. Havia pelo menos cincos anos que Gal vinha atraindo as novas gerações para suas apresentações, conta o jornalista Thallys Braga. O show chegou ao ápice quando luzes vermelhas foram acesas e o músico Tim Bernardes dedilhou a guitarra, fazendo soar os primeiros acordes de Vapor Barato. Gal se pôs a desafiar a potência do instrumento eletrônico com as cordas vocais, da mesma maneira que fazia aos 26 anos. A plateia foi ao delírio. Ao voltar para casa, ela subiu para o quarto, no segundo andar, vestiu uma camisola e calçou chinelos. Em seguida, degustou um sashimi de salmão e uma taça de suco de uva.

No dia 21 de setembro, Gal fez uma cirurgia para retirar um nódulo do nariz. O procedimento foi surpreendentemente tranquilo, mas a equipe médica recomendou que ela ficasse longe dos palcos por um tempo, para ajudar na recuperação. Toda agenda de shows foi suspensa até o fim do ano.

Vinte dias depois, em 9 de outubro, por volta das seis da manhã, Gal teve um mal súbito e morreu em casa.

Os assinantes da piauí podem ler a íntegra da reportagem aqui.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí