Quantidade de produtos importados por brasileiros via Correios triplicou entre 2020 e 2022

A pandemia mudou os hábitos de consumo do brasileiro, que passou a comprar mais pela internet. Em 2020, os Correios receberam 51 milhões de remessas internacionais, uma média de 140 mil por dia. De acordo com a Receita Federal, a remessa postal é utilizada principalmente para importações feitas por pessoas físicas no e-commerce — modelo de distribuição adotado pela Shein, Shopee e AliExpress. Em 2022, o volume de pacotes vindos do exterior triplicou: foram 176 milhões, uma média de 483 mil entregues por dia.
O percentual de usuários brasileiros que compram em sites internacionais também aumentou nos últimos anos. Em 2022, 72% dos consumidores fizeram compras em sites de e-commerce internacionais. Em 2021, haviam sido 68%; em 2019, só 58%.
Na semana passada, o tema do e-commerce veio à tona depois do Ministro Fernando Haddad anunciar o fim da isenção para compras internacionais entre pessoas físicas no valor de até US$ 50. Varejistas no exterior, como a Shein, utilizam a brecha para enviar remessas como se o vendedor fosse uma pessoa física. Diante da má repercussão da proposta, o governo engavetou a ideia, mas prometeu apertar a fiscalização para evitar fraudes.
Confira aqui o =igualdades completo desta semana, que mostra o crescimento do e-commerce no Brasil.
Assine nossa newsletter
E-mail inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí
Leia Mais