Rio de Janeiro demitiu o triplo que Minas Gerais na pandemia
No estado do Rio de Janeiro, cerca de 615 mil pessoas perderam o emprego entre março e setembro deste ano, e apenas 442 mil foram contratadas. Isso significa que, durante o período da pandemia, quase 173 mil vagas de emprego formal foram fechadas no estado. Proporcionalmente, foram 996 postos de trabalho fechados por 100 mil habitantes. É a maior taxa dentre todos os estados. Minas Gerais perdeu 315 vagas de emprego por 100 mil habitantes – ou seja, os fluminenses perderam o triplo de empregos que os mineiros.
O setor mais afetado no Rio, assim como no Brasil inteiro, foi o de serviços, que demitiu 108,1 mil funcionários desde março. Na sequência vêm o comércio, com 40,3 mil vagas fechadas, e as indústrias de transformação e extração, com 15,8 mil.
Depois do Rio de Janeiro, o estado que proporcionalmente mais demitiu foi o Rio Grande do Sul, com 970 demissões por 100 mil habitantes. Outros estados que tiveram patamar alto de demissões foram Distrito Federal (860), São Paulo (709) e Santa Catarina (674).
Fontes: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Editor do site da piauí
Foi produtor do Foro de Teresina e repórter na piauí.
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí