Servidores do alto escalão do governo só duram 20 meses no cargo

Quanto mais alto o cargo comissionado, mais rápida a queda. A regra se aplica ao menos aos servidores públicos do tipo DAS – Direção e Assessoramento Superiores – do governo federal, presentes em ministérios e autarquias. Os funcionários DAS de baixo escalão, do nível 1 (que recebem salário de R$ 2,7 mil), sobrevivem no cargo, em média, por 24 meses – ou seja, dois anos. Já os servidores do alto escalão, que ocupam os cargos DAS 6 (salário de R$ 16,9 mil), duram, em média, apenas 20 meses na função.
Os cargos DAS são postos de confiança, preenchidos por livre indicação do gestor público, sem necessidade de concurso. Quanto mais alto o posto hierárquico, tende a ser maior a influência de nomeações políticas. Os cargos de nível 5 e 6, que juntos concentram apenas 6% do total de cargos DAS, são os que têm maior rotatividade. Se no nível 6 os servidores sobrevivem no cargo por 20 meses, no nível 5 eles duram, em média, apenas 19 meses.
Os dados, publicados em um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, levam em conta a série histórica de 1999 a 2017. Durante esse período, ao menos 127,7 mil pessoas passaram por cargos DAS de todos os níveis.
Fonte: O carrossel burocrático nos cargos de confiança, estudo publicado pelo Ipea.
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí
Leia Mais