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Shein quadruplicou a receita com vendas no Brasil em um ano

Amanda Gorziza, Thallys Braga e Renata Buono | 27 abr 2023_10h21
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As vendas da Shein no Brasil vêm crescendo significativamente. Em 2022, estima-se que a varejista chinesa tenha atingido R$ 8 bilhões em vendas no país – um aumento de 300% em relação ao ano anterior, quando faturou R$ 2 bilhões. Em 2021, a empresa teve uma receita de US$ 16 bilhões em vendas no mundo todo, superando a Amazon como o aplicativo de e-commerce mais popular para iPhone e Android.

A pandemia mudou os hábitos de consumo do brasileiro, que passou a comprar mais pela internet. Em 2020, os Correios receberam 51 milhões de remessas internacionais, uma média de 140 mil por dia. De acordo com a Receita Federal, a remessa postal é utilizada principalmente para importações feitas por pessoas físicas no e-commerce — modelo de distribuição adotado pela Shein, Shopee e AliExpress. Em 2022, o volume de pacotes vindos do exterior triplicou: foram 176 milhões, uma média de 483 mil entregues por dia.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, causou alvoroço ao anunciar o fim da isenção para compras internacionais entre pessoas físicas no valor de até 50 dólares – muito comuns no comércio online de roupas e alimentos. O governo estimava arrecadar até 8 bilhões de reais com a mudança na tributação. Esse valor equivale a cinco vezes o que a Receita Federal arrecadou com as remessas internacionais em 2022 (R$ 1,5 bilhão). Diante da má repercussão, a ideia acabou sendo engavetada, e Haddad promete agora apertar a fiscalização para evitar fraudes.

Leia mais no =igualdades, que nesta semana mostra o crescimento do e-commerce no Brasil.

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