minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

Festival Piauí GloboNews de jornalismo

Sheri Fink, o furacão Katrina e as difíceis escolhas de uma equipe médica

Em 2010, Sheri Fink ganhou o Prêmio Pulitzer pela reportagem The Deadly Choices at Memorial, produzida pelo site ProPublica e publicada simultaneamente no New York Times. No texto ela relata as escolhas críticas de um grupo de médicos no hospital Memorial Medical Center, em Nova Orleans, em 2005, quando o furacão Katrina alagou a cidade. Cercados de água por todos os lados, sem mantimentos e sujeitos a cortes de energia, os integrantes da equipe se viram obrigados a escolher quais pacientes , por terem maiores chances de sobreviver, seriam os primeiros a serem retirados do prédio.

08set2015_18h18
Kathy Anderson, Times-Picayune archive
Kathy Anderson, Times-Picayune archive

Kathy Anderson, Times-Picayune archive

Em 2010, Sheri Fink ganhou o Prêmio Pulitzer pela reportagem The Deadly Choices at Memorial, produzida pelo site ProPublica e publicada simultaneamente no New York Times. No texto, ela relata as escolhas críticas de um grupo de médicos no hospital Memorial Medical Center, em Nova Orleans, em 2005, quando o furacão Katrina alagou a cidade. Cercados de água por todos os lados, com mantimentos escassos e sujeitos a cortes de energia,  os integrantes da equipe se viram obrigados a escolher quais pacientes, por terem maiores chances de sobreviver, seriam os primeiros a serem retirados do prédio.

Enquanto o resgate não chegava – o que só aconteceu cinco dias depois da enchente –, médicos e enfermeiros precisaram decidir quem devia morrer e quem podia continuar a viver, nas precárias condições do hospital.

A reportagem tem como foco narrativo a cirurgiã Anna Pou, que estava de plantão no centro médico e participou da tomada de decisões. Ana acabou presa, acusada de aplicar morfina em 17 pacientes do hospital.

Na reportagem, Fink relatou o cotidiano da equipe médica, que já estava há dias de plantão, sob estresse e sem dormir. A jornalista contou os dilemas éticos vividos pela equipe, como a do médico Ewing Cook que, a fim de diminuir a carga exaustiva dos enfermeiros, pediu para o médico novato Bryant King desligar o monitor cardíaco de um dos pacientes. King se negou a acatar a ordem do chefe, que ficou furioso e pediu a uma enfermeira que levasse a cabo a tarefa.

Em outro momento, Fink narra o caso da enfermeira que percorreu todo o hospital com um idoso de 80 anos, em busca de oxigênio, enquanto bombeava manualmente ar em seus pulmões. Quando finalmente chegou ao andar onde acreditava poder encontrar a máquina de oxigênio, descobriu que não havia mais estoque do gás no hospital. O paciente acabou morrendo.

Por essa reportagem, Sheri Fink ganhou os prêmios National Book Critics Circle Award, American Medical Writers Association Medical Book Award, e o NASW Science in Society Journalism Book Award.

Fink também cobriu, como correspondente do New York Times, a crise do Ebola em 2014. Por esse trabalho ela conquistou, com a equipe do jornal, o Pulitzer de melhor reportagem Internacional. Também venceu os prêmios George Polk Award, na categoria reportagem de saúde, e o Overseas Press Club Hal Boyle Award.

A reportagem premiada The Deadly Choices at Memorial pode ser lida aqui.

Leia Também

Últimas Mais Lidas

Festival Piauí de Jornalismo terá ingressos extras

Público poderá assistir às mesas num telão instalado num auditório anexo, dentro da Cinemateca

Festival Piauí de Jornalismo 2022

O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, na Cinemateca Brasileira, São Paulo

Acompanhe a transmissão ao vivo da segunda Maratona Piauí CBN de Podcast

Encontro está sendo transmitido em áudio e em vídeo nos sites e redes sociais da piauí e da CBN

A história e os bastidores do Foro de Teresina

Apresentadores relembram início do programa, que completa um ano esta semana

Conteúdo patrocinado e anunciantes estão entre os principais modelos de financiamento

Diretor da CBN diz que programas em áudio são caminho para formar novos ouvintes

Mais textos