Todos os estados elegeram ao menos uma prefeita em 2020

As mulheres conseguiram pequenos avanços nesta eleição. No primeiro turno, São Paulo elegeu o maior número de prefeitas, e Roraima, a maior proporção em relação ao total de municípios do Estado. Em Roraima, quatro mulheres foram eleitas – elas são 28,57% dos novos ocupantes do Executivo. Em São Paulo, foram 60 mulheres, 10% do total de prefeitos eleitos. Por outro lado, o Espírito Santo foi o estado que elegeu menos prefeitas, só uma – representando 1,37% do total. Todos os estados elegeram ao menos uma prefeita.
Nas dezoito capitais que definirão a disputa no segundo turno, há apenas cinco candidatas mulheres: Cristiane Lopes (Progressistas), em Porto Velho; delegada Danielle Garcia (Cidadania), em Aracaju; Marília Arraes (PT), no Recife; Manuela D’Ávila (PCdoB), em Porto Alegre; e Socorro Neri (PSB), em Rio Branco.
Dos prefeitos eleitos no primeiro turno, 12,1% são mulheres – um pouco mais do que os 11,5% verificados em 2020. Esse cenário apresenta um avanço, mas ainda está muito longe do ideal, considerando que 51,8% da população brasileira é composta por mulheres, segundo dados do IBGE.
Fonte: Dados do Tribunal Superior Eleitoral tabulados pela empresa ASK-AR a pedido da piauí
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí

Repórter da piauí

Jornalista e autora de Memórias Interrompidas: testemunhos do sertão que virou mar. Foi estagiária de jornalismo na piauí e também já contribuiu com Universa Uol, G1 Ceará e Diário do Nordeste.

Foi produtor do Foro de Teresina e repórter na piauí.

Foi repórter da piauí. Trabalhou em O Globo, Extra, Época e Agência Lupa

É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais