minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Valor desembolsado para limpar Rio Sena foi mais que o triplo do investimento no Parque Olímpico do Rio

Pedro Tavares e Renata Buono | 23 ago 2024_11h29
A+ A- A

Uma das grandes promessas da Olimpíada de Paris foi a despoluição do Rio Sena. Para a operação, o governo francês gastou 1,4 bilhão de euros, cerca de 8,4 bilhões de reais. O Parque Olímpico do Rio custou 2,5 bilhões de reais (valores de 2017). 

Na música “La Seine” (O Sena), a cantora francesa Vanessa Paradis exalta a beleza e o romantismo do famoso rio que atravessa a capital francesa, como nos versos ”Tão lindo que ele me enfeitiça /O Sena /Este ar tão puro /eu respiro isso”. Infelizmente, essa visão romântica, pura e bela do Sena não foi compartilhada pelos atletas da natação que tiveram que se embrenhar pelas águas do rio. A “despoluição” do Rio Sena foi uma das principais promessas e expectativas desses jogos olímpicos. 

Às vésperas dos jogos parecia tudo estar conforme o planejado, a considerar o mergulho da prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Mas na prática o processo de limpeza não foi bem sucedido. Atletas passaram mal, treinos foram cancelados e provas acabaram adiadas devido à má qualidade da água. A nadadora belga Jolien Vermeylen disse que viu coisas que “não se deve pensar muito”. O valor de 1,4 bilhão de euros para efetuar essa operação, convertido em reais, foi maior que todo o investimento no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (mesmo corrigido pela inflação, o valor continuaria bem maior). Em 2016, cogitou-se a ideia de limpar a baía de Guanabara para a realização do triatlo, mas mudaram de ideia. A prova foi realizada no mar de Copacabana. 

Confira aqui o =igualdades completo, que traz um panorama dos principais destaques dos Jogos Olímpicos de Paris.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí