14jan2010 | 19h42 | Brasil

Paleontólogos encontram último assinante do Jornal do Brasil

A+ A- A

Paleontólogos descobriram, na virada do ano, o que por enquanto está sendo chamado de “Seu Fontoura, o último assinante do Jornal do Brasil.” O objeto foi encontrado no principal sítio arqueológico do Rio de Janeiro, localizado na Praça Saens Peña, no bairro da Tijuca. A equipe levou dois anos para confirmar a suspeita de que havia fósseis no local. “Foi muito trabalhoso”, disse o coordenador do grupo, Wilson Pereira Nunes “Durante esse tempo todo, encontramos assinantes do Globo, do Dia, da Folha de S. Paulo, do Extra, até do jornal O Povo, mas em nenhum momento imaginávamos cruzar com um assinante do Jornal do Brasil– ainda mais tão conservado.” De acordo com Pereira, o fóssil é da espécie Homo Neanderthal, provavelmente nascido entre 15 000 e 10 000 A.C. “O mais interessante é que, à diferença da idade avançada do objeto, o Jornal do Brasil que ele tinha em mãos era de hoje, o que torna a descoberta ainda mais fascinante”, disse Pereira Nunes. A Associação Internacional de Paleontologia emitiu nota considerando a descoberta “única” e “de enorme importância para a humanidade.” Pereira Nunes concordou: “Hoje é quase impossível imaginar, mas em um dado momento da História as pessoas de fato liam o Jornal do Brasil. O Homem das Pedras tinha hábitos estranhíssimos.”