minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

Festival Piauí GloboNews de jornalismo

Evan Ratliff, do Atavist – Estados Unidos

Evan Ratliff é fundador e editor do Atavist. Ele também é editor da Pop-Up Magazine, a primeira revista ao vivo, cujo conteúdo é apresentado pelos jornalistas, fotógrafos, ilustradores e colaboradores durante um show de 100 minutos em um palco. Ratliff edita e apresenta o Longform Podcast, programa que entrevista jornalistas sobre o processo de escrita e de apuração de longas reportagens.

13nov2014_14h00
Atavist 
Atavist 

Atavist é uma mistura incomum de uma empresa de software e de um veículo jornalístico. O site tem dois produtos: uma revista digital chamada The Atavist, que produz uma peça de não ficção por mês, e o Creatavist, um software que permite os usuários fazerem seus próprios trabalhos para a web. O site foi criado em 2009 por três amigos jornalistas. Evan Ratliff, ex-colaborador da Wired, Nick Thompson, editor do site da New Yorker, e Jefferson Rabb, especialista em tecnologia, estavam em um bar certo dia, reclamando do mercado de trabalho, quando decidiram abrir a empresa. A ideia atraiu investimentos do Google, Netscape e  Founders Fund, que tem entre seus líderes o fundador do PayPal e Sean Parker, o primeiro presidente do Facebook.

Atavist não é o primeiro a permitir a publicação de artigos por qualquer pessoa. Blogger, Tumblr e Twitter já faziam isso antes. Mas ele é certamente o mais complexo. O Atavist e as peças produzidas no Creatavist seguem um padrão de integrar os artigos com vídeo, fotos, e outros recursos. “Minha impressão é de que o Atavist explora a necessidade que todos nós temos de contar histórias multimídia, mas até recentemente não havia ferramentas e plataformas eficazes para fazer isso”, disse um chefe executivo do Google.

O uso do Creatavist tem quatro etapas: o usuário escreve sua história, desenha a peça multimídia usando a plataforma, publica onde quiser e pode utilizar um recurso extra do site de criar um app para vender sua peça digital em iPads e Kindles. A renda vem justamente deste extra que depende da escolha do plano Pro de assinatura do site. A revista The Atavist pauta escritores para escreverem longos artigos. Os textos variam de cinco até 30 mil palavras. Também é possível enviar sugestões para o editor.

Evan Ratliff é fundador e editor do Atavist. Ele também é editor da Pop-Up Magazine, a primeira revista ao vivo, cujo conteúdo é apresentado pelos jornalistas, fotógrafos, ilustradores e colaboradores durante um show de 100 minutos em um palco. Ratliff edita e apresenta o Longform Podcast, programa que entrevista jornalistas sobre o processo de escrita e de apuração de longas reportagens.

Americano de Atlanta, Geórgia, formou-se em ciências e políticas ambientais na Universidade Duke. Começou a carreira na Wired, para a qual colabora há mais de uma década. Uma matéria em 2009 para a revista foi finalista do prêmio National Magazine. “Vanish” era sobre Ratliff tentando ficar desaparecido por um ano e o desafio ao público de encontrá-lo. Trabalhou também para a New Yorker e National Geographic. É coautor de Safe: The Race to Protect Ourselves in a Newly Dangerous World, obra sobre inovação e antiterrorismo. Foi bolsista do International Reporting Project e do Foreign Press Center/Japan, escrevendo sobre ciência, tecnologia, meio ambiente, terrorismo e política em países como Rússia, Camarões, Bangladesh e Brasil.

Ratliff foi duas vezes finalista do prêmio Livingston, conhecido como “o Pulitzer dos jovens jornalistas” e ganhou o prêmio Evert Clark/Seth Payne para jornalistas de ciência. Suas reportagens apareceram em várias antologias, incluindo The Best of Technology Writing (2006 e 2010), The Best American Magazine Writing 2010, The Best American Nonrequired Writing 2010 e The Best American Science Writing 2012.

Recentemente, Daniela Pinheiro, curadora do Festival piauí de jornalismo, esteve na redação do Atavist e converson com Evan.

Atavist

Twitter: https://twitter.com/theatavist

Facebook: https://www.facebook.com/atavist.publishing

 

Destaques do Atavist:

O jornalista Eduardo Suárez é correspondente do jornal espanhol El Mundo em Nova York. Ele tem um blog chamado #nohacefaltapapel, em que noticia inovações no mundo do jornalismo. Em julho deste ano, fez uma entrevista com Evan Ratliff, fundador do Atavist, sobre a criação do site, os critérios para publicação, o futuro do jornalismo e do Atavist.

 

Evan Ratliff, fundador e editor do Atavist, é locutor do Longform Podcast, uma conversa semanal com jornalistas produzida pelo site Longform em parceria com o Atavist. O Longform existe há quatro anos e é um site de recomendações de longas reportagens com acesso gratuito na internet.

No podcast, Ratliff entrevista jornalistas sobre o processo de escrita e apuração de longas reportagens. A conversa gira em torno de matérias já publicadas pelos repórteres e também das matérias ainda em curso de apuração. É possível baixar os episódios no site Longform e no iTunes. Alguns dos convidados que passaram pelo programa: Gay Talese, David Grann, Michael Lewis, Susan Orlean, Evan Wright e Malcolm Gladwell. O programa é gravado desde 2012 numa pequena sala de conferências no escritório que o Atavist divide com o Longform, no Brooklyn, e tem mais de 50 mil ouvintes.

 

Um exemplo de publicação do Atavist, escrita por James Verini, jornalista baseado na África, colaborador de veículos como a New Yorker, o Guardian e o New York Times. A reportagem é sobre a história de Nancy e Louis Dupree, escritora e arqueólogo que se conheceram e se apaixonaram no Afeganistão nos anos 60.

 

Além do Atavist e do Longform, Evan Ratliff também está envolvido num terceiro projeto, a revista ao vivo Pop-Up Magazine. Ele é editor na revista, que não existe fisicamente, mas como performance. Há apenas uma apresentação em que repórteres, diretores, fotógrafos falam sobre a edição lançada. Michael Pollan, Susan Orlean e Alice Walker foram alguns dos convidados da Pop-Up, que existe desde 2009 e desde então teve duas edições por ano. Eles não filmam nem fotografam a apresentação. É uma experiência única em um teatro. Os ingressos para a revista estão quase sempre esgotados em menos de meia hora de venda. O número de lugares varia de acordo com o espaço da apresentação, mas trata-se de um público de cerca de 3 mil pessoas.

Entrevista com o fundador da Pop-Up Magazinehttp://adage.com/article/the-media-guy/wait-heck-a-pop-magazine/227472/

Leia Também

Últimas Mais Lidas

Festival Piauí de Jornalismo terá ingressos extras

Público poderá assistir às mesas num telão instalado num auditório anexo, dentro da Cinemateca

Festival Piauí de Jornalismo 2022

O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, na Cinemateca Brasileira, São Paulo

Acompanhe a transmissão ao vivo da segunda Maratona Piauí CBN de Podcast

Encontro está sendo transmitido em áudio e em vídeo nos sites e redes sociais da piauí e da CBN

A história e os bastidores do Foro de Teresina

Apresentadores relembram início do programa, que completa um ano esta semana

Conteúdo patrocinado e anunciantes estão entre os principais modelos de financiamento

Diretor da CBN diz que programas em áudio são caminho para formar novos ouvintes

Mais textos