minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
questões de forno e fogão

Biscoitinhos rapidinhos de Canela

Um lanche amanteigado na Cozinha Transcendental da piauí

| 28 ago 2013_20h46
A+ A- A

Transcorre bem o mês de agosto para vocês? A Cozinha Transcendental começou a funcionar loucamente já faz alguns dias, mas por motivos variados esquecemos de postar receitas.

Na segunda-feira tivemos um lanchão de gala, gentileza de uma cozinheira vizinha, a dona Siléia. Ela fez enroladinhos de salsicha, uma espécie de cachorro quente ready-made que fez grande sucesso com a redação. Nesse caso a ausência de receita aconteceu porque ficamos entretidos comendo e esquecemos de anotar o modo de fazer.

Hoje no almoço tivemos arroz, feijão, abobrinhas refogadas, liguicinhas com cenoura ralada e cebola e farofa de banana. A receita da linguicinha vem amanhã, porque foi o top hit da refeição. No lanche testamos uns biscoitinhos amanteigados de canela e vamos repetir a receita amanhã, pois a fúria assassina do nosso forno queimou os biscoitos e por pouco não incinera tudo: a receita pedia 25 minutos a 180C, os biscoitos passaram 7 no forno com a porta aberta e ficaram bem chamuscados. Deu para perceber que vão ficar gostosos.

Aqui vai a receita. É rápida, fácil e gostosa.

02 xícaras de farinha de trigo de trigo

1/2 xícara de açúcar demerara

01 colher de sobremesa de essência de baunilha

Bastante canela em pó (pusemos 2 colheronas de sopa)

01 pitada boa de sal

01 tablete de manteiga (200g) com sal em temperatura ambiente (você vai usar meio pacote ou um pouquinho mais)

Coloque em uma vasilha a farinha, o sal, o açúcar, a canela, a baunilha e misture bem com o garfo

Corte metade do pacote de manteiga em fatias finas, espalhe por cima dos ingredientes secos e comece a misturar com as pontas dos dedos. Quando tudo ficar com aspecto de farinha de rosca, comece a amassar com as mãos. A massa deve ficar lisa e homegênea: se achar necessário, vá acrescentando fatias de manteiga aos poucos até atingir esse objetivo. O segredo desses biscoitos é trabalhar o mínimo possível a massa e amassar rapidamente para evitar esquentar a manteiga. Se a sua mão é muito quente, convém colocar a vasilha no congelador assim que começar a pensar em fazer estes biscoitos.

Quando a massa ficar lisinha e desgrudar da vasilha, divida em quatro partes e faça com elas minhocas de mais ou menos um dedo de espessura. Embrulhe as minhocas em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos / meia hora para descansar. Enquanto isso, unte e enfarinhe uma forma grande.

Corte os rolinhos de massa em fatias de um dedo de largura, disponha na forma, amasse com um garfo e leve para assar por – e aí mora o perigo – uns 20 minutos. Se seu forno é disciplinado e mantém os 180C, temperatura baixa, serão 20 minutos. Se seu forno é demoníaco mas adorado, como o nosso, seis minutos bastarão. E voilá.

Aos pés do penguim, a fornada imperfeita:

Fundo musical recomedado para preparar estes biscoitos e pensar no futuro:

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí