Bolo ensopadão de Limão
Este bolo foi o maior sucesso da temporada, o público da casa adorou e o pessoal do backstage também, porque não dá nenhum trabalho. Fica pronto em poucos minutos e a única desvantagem é que também desaparece em poucos minutos. Imaginem que o bolo sumiu enquanto fomos buscar o celular para tirar a foto do pinguim com seu pratinho, e olhem que a redação fica a poucos passos da cozinha. Fizemos o bolinho de novo para fotografar e só chamamos o pessoal depois da foto.
Este bolo foi o maior sucesso da temporada, o público da casa adorou e o pessoal do backstage também, porque não dá nenhum trabalho. Fica pronto em poucos minutos e a única desvantagem é que também desaparece em poucos minutos. Imaginem que o bolo sumiu enquanto fomos buscar o celular para tirar a foto do pinguim com seu pratinho, e olhem que a redação fica a poucos passos da cozinha. Fizemos o bolinho de novo para fotografar e só chamamos o pessoal depois da foto. Aqui vai a receita:
MODO DE FAZER
Massa:
1 copo de iogurte natural integral (180 ml)
Raspas da casca de 2 limões grandes
3 ovos inteiros
2 copos rasos (o do iogurte como medida) de açúcar
1/2 copo do iogurte de óleo de milho ou canola
3 copos do iogurte de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) fermento em pó
Modo de fazer o bolo:
Ligue o forno no médio, unte e enfarinhe uma forma com furo no meio e faça as raspas dos 2 limões. Reserve.
Bata todos os ingredientes, menos a farinha de trigo e o fermento no liquidificador ou na batedeira. Atenção: só bata no liquidificador se o seu tiver motor forte. A massa fica bem densa.
Desligue o aparelho que estiver usando e acrescente a farinha de trigo, a pitada de sal, o fermento e bata ligeiramente com a colher de pau, só para misturar. Despeje na forma de bolo untada e enfarinhada, leve para assar em forno pré-aquecido, até que ao enfiar um palito, ele saia seco. O perfume do bolo é uma boa pista, este bolo perfuma andares.
CALDA:
Enquanto o bolo assa, prepare uma caldinha rala de açúcar: dissolva 3/4 xícara de açúcar cristal em 1 xícara d’água. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até ficar amarelo claro e de consistência viscosa. Espere a calda esfriar e acrescente o suco dos 2 limões usados para ralar a casca.
Retire o bolo do forno, desenforme e deixe esfriar bem. Lave a forma e coloque o bolo dentro novamente, isso evita melequeira de calda na cozinha. Fure o bolo e espalhe toda a calda. Quando o bolo tiver absorvido a calda, desenforme novamente e sirva. Para preservar a umidade é melhor manter esse bolo sempre coberto – se é que vai sobrar bolo para guardar.
Aqui o pinguim, sábio, escondido na mesa da Consuelo com seu prato de bolo:
Fundo musical recomendado para rebolar um bolo bliii bababap dop bop rapidíssimo:
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí