minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
questões de forno e fogão

A mais recente massa predileta da redação

A receita é simples e rápida, veio de um de nossos sites prediletos, Giallo Zafferano, com uma pequenina adaptada no modo de fazer. Para quem gosta de berinjela, é perfeita.

Com vocês, Lumaconi à Parmigiana.

| 22 jan 2013_19h30
A+ A- A

Feliz 2013 para todo mundo!

Nossa ideia era estrear as receitas do ano com um belo bolão de chocolate, bem molhado e cremosão, mas o projeto infelizmente fez água por confusão ao montar a lista dos ingredientes. Conclusão: o bolo de chocolate com peras até que ficou bom, mas antes de passar a receita queremos fazer outra vez, com todos os ingredientes corretos. No lugar, aqui vai a receita do nosso almoço de hoje. O prato fez muito sucesso e foi instantaneamente declarado como em primeiro lugar entre as massas prediletas da redação, desbancando até mesmo a invicta massa com legumes. (https://piaui.folha.uol.com.br/blogs/questoes-de-forno-e-fogao/comidas/massa-com-legumes-a-piaui-fusilli-alla-piaui)

A receita é simples e rápida, veio de um de nossos sites prediletos, Giallo Zafferano, com uma pequenina adaptada no modo de fazer. Para quem gosta de berinjela, é perfeita.

Com vocês, Lumaconi à Parmigiana.

Aqui a travessa quase acabando, seguida pelo pinguim almoçando na mesa dos jornais:

Para 4 pessoas gulosas

10 folhas de manjericão fresco

2 berinjelas médias, firmes e com a casca brilhante (calcule umas 600 gramas de berinjelas)

120 gramas de parmesão ralado

400 gramas de mozzarella

1 pacote de massa Lumaconi de 500 gramas

1 vidro de molho de tomate passata rústica De Cecco

100 gramas de azeitonas pretas (tire o caroço)

4 bons dentes de alho picadinhos

50g de manteiga

E, claro, bom azeite, sal e pimenta do reino (se gostar). Sobre a massa, o ideal é usar esse caracol grandão, porque o formato é ideal para que o molho e os pedacinhos de mozzarella e berinjela entrem dentro espontaneamente, e você pode até rechear. Mas se não encontrar esse formato de massa, pode substituir.

Modo de fazer:

Corte as berinjelas em rodelas de 1 dedo de espessura e depois torne a cortar em cubinhos.

Frite os cubinhos numa mistura de óleo temperado com azeite e quando os pedacinhos estiverem dourados, retire e coloque sobre um papel toalha, para escorrer o excesso de gordura. Reserve.

Corte as azeitonas em rodelinhas, reserve.

Corte 8 dentes de alho em pedacinhos pequenos.

Ponha a panela com bastante água salgada para ferver (nela você vai cozinhar a massa) e comece a fazer o molho.

Molho:

Frite em bom azeite o alho e a azeitona juntos. Quando o alho estiver douradinho e o caldo que a azeitona solta tiver secado um pouco, acrescente a passata de tomates e deixe a mistura borbulhando mansamente até apurar e mudar de cor. A certos molhos que fazemos aqui, principalmente os que levam linguiça ou verduras, gostamos de acrescentar uma colher de chá de erva doce. Só salgue quando o molho estiver quase pronto, pois as azeitonas são salgadas e o prato vai levar muito queijo ralado.

Enquanto o molho apura, corte a mozzarella em cubinhos (como fez com as berinjelas).

Separe umas 30 folhinhas de manjericão e limpe com um pano úmido e reserve. É melhor não lavar o manjericão para evitar que oxide e fique escuro.

Assim que o molho ficar pronto, coloque a massa para cozinhar.  Ela tem que ficar numa consistência al dente mais para o durinho, pois depois vai passar um tempo no forno. Se o tempo recomendado pelo fabricante é de 13 minutos depois de abrir fervura, deixe por uns 10 minutos, retire e escorra bem.

Coloque a massa em uma vasilha reservada, espalhe pedacinhos de manteiga pequenos (a manteiga ajuda o molho a aderir na massa) e tempere com metade do molho. Misture bem e reserve.

MONTE A TRAVESSA PARA LEVAR AO FORNO:

Coloque azeite no fundo, em seguida a massa e sobre ela as berinjelas. Coloque então as mozzarellas e depois o manjericão. Complete com parmesão e repita a operação até acabar todos os ingredientes. Cubra com molho, mais parmesão e leve ao forno (160 graus, forno baixo) por 20 ou 30 minutos. Pronto!

É fácil, fica uma delícia, a travessona que fizemos sumiu em pouco tempo e isso porque não estávamos com a lotação completa.

E vamos aproveitar o fundo musical para homenagear o pessoal do Mali

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí