Gnocchi de semolina da Paula
Hoje vamos a uma receita perfeita para impressionar convidados. Rende um prato lindo, mas não é complicada e nem dá muito trabalho, tanto que conseguimos fazer para um almoço em plena semana de fechamento da revista.
A receita vem da cozinha da Paula, que nos acompanha de Roosevelt Island, em Nova York. Ela aprendeu a preparar o prato em uma aula no Eataly, a embaixada gastronômica da Itália em Nova York.
Hoje vamos a uma receita perfeita para impressionar convidados. Rende um prato lindo, mas não é complicada e nem dá muito trabalho, tanto que conseguimos fazer para um almoço em plena semana de fechamento da revista.
A receita vem da cozinha da Paula, que nos acompanha de Roosevelt Island, em Nova York. Ela aprendeu a preparar o prato em uma aula no Eataly, a embaixada gastronômica da Itália em Nova York.
O lugar onde está instalado o Eataly é grande e muito claro, um misto de praça de alimentação e supermercado, simples, mas bem montado. É também barulhento, movimentado, colorido e está sempre cheio, portanto não serve para quem gosta de silêncio e formalidade. Para quem gosta de comida, é um parquinho de diversões: o pão é bom, a pizza é ótima, as massas são divinas, os salames, prosciuttos, vinhos, queijos, geléias, chocolates são de babar. Bem claro, visível e perto de cada um dos produtos disponíveis nas prateleiras e vitrines estão as informações sobre o produtor e a área de procedência, com mapa inclusive; assim, cada compra vem com história. Um passeio entre as prateleiras equivale a um trailer das comidas de várias regiões da Itália. O melhor é que dá para circular em paz sem ninguém incomodar com perguntas ou oferecimentos. Claro que num lugar desses tem muita gente de nariz empinado querendo bancar o entendido, mas a bagunça com ar de feira é tão grande que esses pontos fora do gráfico acabam neutralizados. Nem mesmo o entusiasmo um pouco exagerado, mas genuíno dos balconistas e garçons compromete o prazer de uma visita.
A Cozinha Transcendental é fã, aplaude e concorda irrestritamente com a "missão" do Eataly. Vale a pena dar uma lida e uma passeada virtual enquanto a oportunidade de um passeio real não chega: aqui.
Deu fome? Mãos à obra!
Gnocchi de semolina da Paula
Ingredientes
6 colheres de sopa de manteiga (um pouco mais de 100 gramas)
3 xícaras de leite integral
1 colher de chá de sal (prove e veja se está a gosto)
1 xícara de farinha de semolina
1 xícara de queijo ralado separada em duas porções de 1/2 xícara
4 gemas
Pimenta a gosto
Noz moscada – uma pitada
Modo de fazer
Pré-aqueça em forno a 180ºC (forno médio)
Em uma panela, aqueça o leite com o sal, a pimenta e as 6 colheres de manteiga até ferver.
Despeje a semolina em uma fina corrente, mexendo vigorosamente e sem parar para evitar que empelote. Comece misturando com o fouet e mude para colher de pau quando a mistura começar a engrossar.
Retire do fogo e acrescente a primeira ½ xícara de queijo ralado e a pitada de noz moscada. Misture até ficar uma massa homogênea, acrescente as 4 gemas, uma a uma, sempre misturando muito bem até incorporar tudo perfeitamente. Prove o sal e corrija, se necessário.
Despeje a massa na assadeira forrada com papel manteiga untado e usando uma espátula, espalhe numa espessura de 2, 5 cm. Deixe esfriar.
Com a massa já fria, corte os gnocchi com a boca de um copo. Como você pode ver na foto, esses gnocchi ficam parecendo mini panquequinhas, são redondos e chatos, em forma de disco. Transfira os gnocchi para uma forma untada com manteiga e polvilhe com a meia xícara de queijo ralado remanescente.
Coloque no forno e cozinhe por 15 a 20 minutos, ou até que a parte superior das massinhas esteja dourada. Retire e sirva imediatamente, com o molho de sua preferência.
O nosso foi assim: derretemos um pouco de manteiga no azeite, fritamos um dente de alho e refogamos os cogumelos previamente cortados em fatias até que a água que soltam secasse. Retiramos os cogumelos e reservamos. Colocamos outro dente de alho partido ao meio na frigideira e refogamos um litro de passata rustica de tomates. Temperamos com sal, pimenta e salsa picadinha. Quando os tomates já estão mudando de cor, devolvemos os cogumelos, misturamos, provamos e corrigimos o sal. Deixamos borbulhar mais um minutinho e pronto.
Atenção: Coloque a assadeira no forno bem quente e fique de olho! Não deixe muito tempo no forno, para evitar o risco dos gnocchi ficarem muito secos. A graça é que a crosta de queijo fique crocante e por dentro os gnocchi fiquem macios e bem molinhos.
Fundo musical recomendado para fazer os gnocchi à Paula:
Obs.: A cozinha transcendental é fã de ABBA. Que cabelos! Qual será a marca de shampoo da Anni-Frid Lyngstad?
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí