Frango ao Curry Verde do Marcelo Abdalla
Nossa conversa com Marcelo Abdalla, o autor da receita que você vai ler a seguir, começou quando ele escreveu para saber alguns detalhes da receita de arroz frito com carne de siri publicada aqui na Cozinha Transcendental em junho do ano passado. Email vai, email vem, e lá pelas tantas ele diz "...sou um aficionado por cozinha tailandesa, então estou sempre pesquisando, comparando e testando receitas. Meu prato favorito é o Green Chicken Curry ou Frango ao Curry Verde e, modéstia parte, nunca comi um melhor do que o que eu faço".
Nossa conversa com Marcelo Abdalla, o autor da receita que você vai ler a seguir, começou quando ele escreveu para saber alguns detalhes da receita de arroz frito com carne de siri publicada aqui na Cozinha Transcendental em junho do ano passado. Email vai, email vem, e lá pelas tantas ele diz "…sou um aficionado por cozinha tailandesa, então estou sempre pesquisando, comparando e testando receitas. Meu prato favorito é o Green Chicken Curry ou Frango ao Curry Verde e, modéstia parte, nunca comi um melhor do que o que eu faço". Ora, é claro que ao ler uma afirmação como essa ficamos com água na boca e pedimos a receita imediatamente. Ele, gentil e generoso, a cedeu e aí está. Se você mora em São Paulo, encontra os ingredientes para preparar esta receita nos armazéns e supermercados da Liberdade, ou online, aqui:
Fundo musical para preparar esta receita. Por favor, notem o figurino do Rufus Thomas! Isso é que é levantar uma plateia, way to go.
Frango ao Curry Verde
Para 2 pessoas famintas ou 3 pessoas moderadas.
Ingredientes:
– 500g de peito de frango sem pele e sem osso
– 2 berinjelas grandes
– 1 pimenta dedo-de-moça (opcional)
– 3 dentes de alho
– Folhas de uns 4 ramos de coentro fresco
– Óleo de canola
– 2 colheres de sopa de pasta de curry verde
– 400ml de leite de coco*
– 3 sachês de chá de capim-cidreira
– 1 pedaço grande de gengibre
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (pode usar palm sugar, se preferir)
– 2 colheres de sopa de molho de peixe (nampla)
– Folhas de 2 ramos de manjericão
– Raspa da casca de 2 limões
– Arroz jasmim para acompanhar
* Costumo usar 1 caixa de 200ml (mais cremoso) + 1 garrafa de 200ml (mais líquido)
?
FASE 1
Antes de tudo, lave as berinjelas, a pimenta, o coentro, o manjericão e limpe o frango. Com a ajuda de um pilão amasse os alhos com as folhas de coentro até formar uma pasta. Adicione duas colheres de óleo de canola, misture tudo e deixe descansando.
Descasque o gengibre e corte em pedaços grandes. Prepare um chá com uns 200ml de água, o gengibre cortado e os três sachês de capim-cidreira, e reserve.
Se preferir, já prepare o arroz jasmim conforme as instruções da embalagem, mas coloque bem pouco sal.
FASE 2
Corte o peito frango em cubos.
Corte a berinjela com casca em rodelas de mais ou menos 1,5cm de largura. Depois corte essas rodelas em cubos, descartando a polpa com as sementes. Se for usar, corte a pimenta dedo-de-moça em fatias finas.
FASE 3
Aqueça a wok em fogo alto, e salteie o frango com um pouco de óleo e sal, aos poucos para não juntar água. Separe-os numa tigela. Os tailandeses costumam colocar os pedaços de frango crus no curry, mas eu prefiro "dar um susto" no frango antes.
Baixe um pouquinho o fogo e frite a pasta de coentro e alho. Conte até 20 e acrescente a pasta de curry verde com mais uma colher de sopa de óleo de canola, mexendo sempre. Frite por mais um minuto ou dois, só tomando cuidado para não queimar a pasta.
Agora em fogo baixo, acrescente metade do chá de gengibre que você preparou, aos poucos, dissolvendo a pasta no caldo. Junte o leite de coco e misture. Nesse momento, você já pode relaxar e sentir o aroma maravilhoso que estará saindo da wok.
FASE 4
Adicione a esse caldo o açúcar mascavo, o molho de peixe e 2 pitadas de sal. Misture tudo, deixe esquentar mais um pouco e prove. Corrija o sal, açúcar e molho de peixe conforme o seu gosto.
Em seguida coloque as berinjelas e o frango e deixe cozinhar com metade da tampa, misturando de vez em quando. Cozinhe até que a berinjela esteja macia (cerca de 15 minutos). Assim que você provar e ela estiver nesse ponto, adicione a pimenta dedo-de-moça, se for usar, o manjericão picado (pode rasgar as folhas na mão mesmo) e as raspas de limão (evite ralar a parte branca). Cozinhe por mais 1 ou 2 minutos e pronto!
Sirva com o arroz jasmim.
OBS: Se for dobrar a receita, não dobre a quantidade de pasta de curry verde. Coloque só um pouco a mais porque seu efeito é exponencial!
Agora queremos saber se Marcelo testou a receita de arroz com carne de siri, e o que achou.
E aí, Marcelo?
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí