minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
questões de forno e fogão

Voltamos!!

Apple Crumble

Puxa vida, quanto tempo, que saudade. A Cozinha Transcendental estava em perfeita ordem mas a cozinheira não, e precisou de um tempinho no estaleiro. Passou.

Para comemorar a reabertura da nossa cozinha escolhemos uma receita facílima e, claro, doce: Apple Crumble, aquela torta inglesa feinha mas muito gostosa. Ficou pronta e sumiu rapidinho, foi um sucesso.

| 14 maio 2012_12h51
A+ A- A

Puxa vida, quanto tempo, que saudade. A Cozinha Transcendental estava em perfeita ordem mas a cozinheira não, e precisou de um tempinho no estaleiro. Passou.

Para comemorar a reabertura da nossa cozinha escolhemos uma receita facílima e, claro, doce: Apple Crumble, aquela torta inglesa feinha mas muito gostosa. Ficou pronta e sumiu rapidinho, foi um sucesso.

Durante o nosso período Triângulo das Bermudas recebemos mensagens dos amigos da Cozinha perguntando se tínhamos desistido. Não! Mas adoramos a cobrança. Escrevam mais, cozinha combina demais com conversa. Alzira queria saber por que não dá para imprimir as receitas do blog. Vamos ver isso, Alzira, de fato carregar o laptop para a cozinha é muito inconveniente; Marcelo nos presenteou com uma receita de Green Curry que ele desenvolveu e aprimorou (vai ser a próxima receita); da Deny veio uma receita preciosa de Torta Capixaba (sai depois do Curry do Marcelo) e Jean nos pergunta se alguém tem uma receita de quindim que sem usar química ou corante resulte em um doce bem brilhante e amarelinho. Ele conta que tenta há tempos e o gosto dos que faz é ótimo, mas ficam pálidos e opacos.  Quindim pálido é uma coisa muito triste, realmente. Alguém tem uma receita que resulte em quindim com cara de quindim? Mandem, por favor. A Cozinha recebeu até visita! Cristiana Rosa veio da Bahia especialmente para fazer uma moqueca e ficou uma coisa de comer ajoelhado e gritando, de tão boa. Ela fez também um pudim sublime com cobertura crocante. Foi nosso almoço de final de ano. Vocês vão ver tudo aqui (fotos inclusive), assim que Cris mandar as receitas. 

Aqui vai a nossa receita de crumble e o fundo musical para reabrir a cozinha e comemorar. Vamos lá, pessoal, abram seus corações e deixem estes (cooking) fools rush in!

APPLE CRUMBLE (:

1 kg de maçãs azedas, descascadas, descaroçadas e cortadas em cubos grossos. Tudo rápido e sem muito capricho

1  xícara de chá de açúcar cristal, mas rasa. Este é um doce que não deveria ficar muito doce

2  xícaras de farinha de trigo

100 gramas generosas de manteiga gelada

1 colher de sobremesa de canela

1 pitada boa de sal

suco de meio limão

Opcional: um punhado discreto de uvas passas

MODO DE FAZER:

1 – Pré-aqueça o forno. (200º C, marca 6, forno quente mas não no máximo. Seria um forno médio vigoroso, beirando o alto)

2 – Unte com manteiga (não precisa enfarinhar) uma forma ou pirex capaz de acomodar os pedaços de maçã em uma camada uniforme. Se for retangular, seria tipo 30 por 20cm . Se preferir, pode ser um pirex redondo grande. A vantagem de usar pirex ou forma de louça refratária é assar e servir no mesmo recipiente. O doce do tipo crumble , como o nome indica, esfarela, esmigalha e desmorona. É impossível retirar da forma onde foi assado para servir em um prato bonito.

2A: Se quiser, agora é hora de misturar o punhado de passas com os pedaços de maçã.

3 – Borrife o suco de limão nas maçãs, polvilhe 1/2 xícara de açúcar e metade da canela sobre os pedaços de maçã e dê uma misturada com um garfo. Reserve.

4 – Em uma vasilha média, misture a farinha, o sal e o restante da canela.

5 – Tire a manteiga da geladeira na hora de usar e quebre ainda gelada em pedaços. Com a ponta dos dedos esfregue manteiga e farinha até que a mistura lembre uma farofa grossa ou farinha de rosca.

6 – Junte a restante 1/2 xícara de açúcar à farofa de farinha e manteiga e misture com um garfo.

7-  Espalhe a mistura sobre a fruta que estava esperando no pirex untado, procure cobrir tudo. Dê uma chacoalhada no pirex.

8 – Coloque no forno, que a esta altura já está bem quente, e asse por meia hora ou até que superfície fique dourada.

Pronto! Sirva à inglesa, com um bom mingau de baunilha morno (custard), ou com sorvete de creme.

Mingau de baunilha / Custard feita em casa:

2 ovos

3 colheres de sopa de maizena

3 xícaras de leite

Açúcar a gosto (umas 2 de sopa, digamos. 3 no máximo, não deve ficar muito doce)

1 colher de chá de boa essência de baunilha

1 pelotinha bem pequena de manteiga (pode ser salgada porque acentua o doce)

– Coloque a maizena em uma vasilha e dissolva com um pouco de leite. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente o restante do leite.

– Passe os ovos (sim, clara e gema) por uma peneira, acrescente ao leite com maizena e misture bem.

– Coloque em uma panela e leve ao fogo bem baixo, mexendo sempre para evitar que empelote. Mantenha no fogo até obter a consistência de um mingau.

– Tire do fogo, espere esfriar um pouquinho e só então misture o açúcar e a baunilha. Acrescente a manteiga e misture vigorosamente para garantir que o creme fique bem liso e brilhante. Sirva morno. Esse creme orna muito com tortas e compotas de frutas azedinhas.

A nossa torta ficou um pouquinho chamuscada porque o forno da Cozinha Transcendental é violento e incontrolável, mas isso não atrapalhou em nada o sabor:

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí