Pertinência
É natural que piauí tenha a sua cozinha experimental como, aliás, todas as redações de respeito. É nela que os grandes nomes do jornalismo, aqueles que aparecem em corpo 7.5 na penúltima página da revista impressa, se reunem para vencer desafios, estabelecer novos padrões gustativos e, por fim, com audácia e desassombro, testar as receitas que integrarão o volume definitivo sobre gastronomia, cujo título e data de lançamento ainda é um segredo, mas que nosso diretor de redação apelidou informalmente de Physiologie de la Degustation, ou Méditations de Gastronomie Moléculaire Transcendante. Apesar do nome francófilo da obra em andamento, nosso cardápio tem forte inclinação partenopéia.
É natural que piauí tenha a sua cozinha experimental como, aliás, todas as redações de respeito. É nela que os grandes nomes do jornalismo, aqueles que aparecem em corpo 7.5 na penúltima página da revista impressa, se reunem para vencer desafios, estabelecer novos padrões gustativos e, por fim, com audácia e desassombro, testar as receitas que integrarão o volume definitivo sobre gastronomia, cujo título e data de lançamento ainda é um segredo, mas que nosso diretor de redação apelidou informalmente de , ou Méditations de Gastronomie Moléculaire Transcendante. Apesar do nome francófilo da obra em andamento, nosso cardápio tem forte inclinação partenopeia.
As receitas testadas em nossa cozinha experimental são servidas a todos da redação – até mesmo ao mais reles foca – e saboreadas no mais absoluto silêncio. O único som permitido durante a prova é o da voz do encarregado pela leitura do enunciado da receita, o que é feito em loop contínuo (foto)*.
Evidentemente a coisa é séria e muito tensa. Para evitar lágrimas e internações, os participantes são encorajados a fazer intervalos regulares e tratar de assuntos leves, como o conteúdo da revista, ou, no caso da secretária de redação, como reagir ao fato de ter caído na malha fina da Receita.
Comecemos.
* foto da prova das receitas no refeitório experimental de piauí
crédito: Giovanni Antonio Bazzi, (a.k.a Sodoma), S. Benedito à mesa com seus monges, afresco, Mosteiro de Monte Olivetto Maggiore
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí