O antifenômeno
A jornada presidencial de Sergio Moro
Ana Clara CostaO irmão húngaro
Por que Bolsonaro admira tanto Viktor Orbán
João Gabriel de Lima“Sei quando um país está em crise”
Dois congoleses desistem do Brasil e seguem para os Estados Unidos pela “rota da morte”
Matheus de MouraO paraíso do racismo
No Brasil, a violência contra negros sempre acontece em nome de outra coisa que não o ódio racial
Acauam Oliveira e Rafael MantovaniAbrindo a torneira
A desestatização da água do Rio – e o que acontece em outras cidades do mundo
Camille LichottiO guru do datagrama
Como a França jogou no lixo a chance de inventar a internet
Fernando EichenbergNo reino dos interinos
Como (e por que) políticos e desembargadores dominam os cartórios de Alagoas
Thais BilenkyA dor como herança
Uma neta diante das revelações deixadas por escrito pela avó
Armando AntenoreRomance de geração
Como os best-sellers de Sally Rooney tentam decifrar os millennials
Victor CalcagnoOs coadjuvantes
Talvez eu não seja a melhor curadora de arte, mas com certeza sou a melhor curadora de pessoas
Clara DrummondA eternidade brasileira
Pequena viagem do país do futuro para uma boca cheia de farofa
Fernando de Barros e SilvaBarrela
Um trecho da adaptação da peça homônima de Plínio Marcos
João PinheiroO triângulo brasileiro
Um bairro de imigrantes perto de Washington
Paulo LyraO pioneiro
O adeus a Remo Usai, mestre das trilhas sonoras
Luigi Mazzacartuns
esquinas
COLABORADORES
[Capa] é artista gráfico. Ilustrou o livro De A a Z, Eróticas, de Sheila Hafez, pelo selo Laranja Original (Neotropica).
[O antifenômeno, p. 14], repórter da piauí, foi editora de política na Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe na Época.
[O irmão húngaro, p. 22], colunista de O Estado de S. Paulo, é professor da Faap e autor de O Burlador de Sevilha (Companhia das Letras). Ilustração de Beto Nejme.
[“Sei quando um país está em crise”, p. 32], jornalista, é autor de O Coronel que Raptava Infâncias (Intrínseca). Fotografia de Fabio Teixeira.
[Barrela, p. 41], artista visual e quadrinista, publicou Burroughs (Veneta). Trecho da adaptação em HQ da peça Barrela, de Plínio Marcos, livro a ser lançado em maio pela Brasa Editora, como parte da Coleção Plinião em Quadrinhos.
[O guru do datagrama, p. 46] é jornalista, correspondente internacional em Paris desde 1997 e autor dos livros de entrevistas Entre Aspas, vol. 1 e 2 (L&PM).
[A dor como herança, p. 60], editor da piauí, é autor de Júlia e Coió, Rita Distraída e Sorri, Lia! (Edições SM).
[Poesia, p. 67], poeta e escritora, publicou Maréia (Malê). Trechos do livro Poemas Reunidos, a ser lançado neste mês pela Coleção Círculo de Poemas, das editoras Fósforo e Luna Parque. Ilustrações de Allan Matias.
[O pioneiro, p. 74] é repórter da piauí.
[A eternidade brasileira, p. 6] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Ilustração de Laerte.
[Cartuns a partir da p. 16] é desenhista, humorista, músico carioca e um dos criadores do Casseta & Planeta. Publicou, entre outros, o livro Paradas Musicais (Mórula).
[O paraíso do racismo, p. 28], doutor em literatura brasileira pela USP, é professor da pós-graduação em letras da Universidade de Pernambuco e autor da introdução ao livro Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais MC’s (Companhia das Letras). Rafael Mantovani, coautor do artigo, é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina e autor do livro Modernizar a Ordem em Nome da Saúde: A São Paulo de Militares, Pobres e Escravos (1805-1840) (Fiocruz). Tela de Antonio Obá.
[No reino dos interinos, p. 36], repórter da piauí, foi correspondente da Folha de S.Paulo em Nova York e repórter de política em São Paulo e Brasília. Ilustração de Roberto Negreiros.
[O triângulo brasileiro, p. 44] é jornalista. Atuou em jornais, revistas e agências do Brasil e do exterior, bem como em organizações de meio ambiente e saúde. Ilustração de Adriana Alves.
[Abrindo a torneira, p. 52] é repórter da piauí. Fotografia de Ricardo Borges.
[Romance de geração, p. 64] é repórter e mestrando no programa de pós-graduação em literatura, cultura, e contemporaneidade da PUC-Rio, onde pesquisa a relação entre ensaísmo e reportagem.
[Os coadjuvantes, p. 68], jornalista e escritora, é autora dos romances A Festa É Minha e Eu Choro Se Eu Quiser (Guarda-Chuva) e A Realidade Devia Ser Proibida (Companhia das Letras). O texto é um trecho do livro Os Coadjuvantes, a ser lançado em abril pela Companhia das Letras. Ilustração de Antonio Simas Xavier.