Foro de Teresina #200: A bomba de Bolsonaro
O podcast de política da piauí discute os principais assuntos da semana
Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky analisam a atuação das Forças Armadas, que se alinham ao discurso golpista de Bolsonaro e desacreditam o processo eleitoral. O trio ainda trata das articulações do Centrão para liberar 100 bilhões de reais em obras de gasodutos – o que teria provocado a demissão do ministro de Minas e Energia – e comenta as estratégias de campanha de Lula e Alckmin depois do lançamento oficial da chapa.
Bloco 1: Militares a serviço do golpe
As Forças Armadas enviaram sete propostas de mudanças no processo eleitoral ao Tribunal Superior Eleitoral. A corte rejeitou as sugestões e afirmou que os militares confundem conceitos e erram cálculos quando apontam riscos inexistentes nas urnas eletrônicas. Além disso, um relatório da Polícia Federal apontou que os generais Augusto Heleno e Luiz Eduardo Ramos atuam, desde 2019, para deslegitimar as eleições no Brasil.
Bloco 2: Fome do Arenão
O Centrão articula a aprovação de uma emenda que liberaria cerca de 100 bilhões de reais para a construção de gasodutos pelo país. Isso beneficiaria diretamente Carlos Suarez, ex-sócio da empreiteira OAS, conhecido como o “rei do gás”. Essas negociações teriam levado à queda do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O governo jogou a culpa na alta dos combustíveis.
Bloco 3: Lula com Chuchu
O ex-presidente Lula lançou oficialmente a sua candidatura à Presidência para um público de quase 4 mil pessoas em São Paulo, no último sábado (7). Num cenário predominantemente vermelho, verde e amarelo e ao som do antigo e famoso jingle Lula Lá, de 1989, o petista deixou clara a intenção de construir um amplo apoio em torno da chapa. O vice, Geraldo Alckmin, que estava com Covid, fez seu discurso por videochamada e empolgou os presentes.
> Conteúdos citados neste episódio:
A reportagem que aponta o encontro do diretor da CIA com o governo brasileiro para pedir o fim dos questionamentos sobre a integridade das eleições;
A reportagem que apurou como os militares foram beneficiados pelo governo Bolsonaro e tiveram aumentos de salários e passaram o teto pago aos servidores;
O agregador de pesquisas eleitorais do UOL;
A seção =igualdades do site da piauí que traz um raio X da fila dos transplantes no Brasil.
*
Acesse mubi.com/foro e assista ao melhor cinema por 30 dias grátis!
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Claudia Holanda e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Clara Rellstab
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: Marcella Ramos
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí