O homem e seu passado
A desconhecida história de Guilherme Derrite, o secretário de Segurança Pública de São Paulo
João Batista Jr.Triste Bahia
Como age a polícia que mais mata
Marcelo CanellasA síndrome caetanista
O apego à Tropicália e a nossa dificuldade em imaginar um novo Brasil
Luigi MazzaA ciência recalcula sua rota
Pesquisadores lutam por um sistema de publicação mais aberto e menos excludente
Clarice Cudischevitch e Kleber NevesTesouro no terreiro
O destino do legado de Lélia Gonzalez, a mais importante – e ignorada – intelectual negra do país
Plínio FragaA negação do outro
Em São Paulo, oito anos de clássicos sem torcida visitante forjaram uma geração que não sabe o que é conviver com o contraditório
Rodrigo BarneschiA mochila de Chatwin
Feita de couro resistente por um seleiro, essa mochila é, entre todas as coisas materiais que tenho, a mais preciosa para mim
Werner Herzog“Obrigado, meu amor”
Arquiteto da versão pop de Rita Lee, Roberto de Carvalho segue criando com a mulher de sua vida
Julio MariaCria corvos e eles te arrancarão os olhos
O relato dramático de uma ave sobre a derrocada do seu antigo império social
Afonso Cappellaro e Roberto KazThis ain’t Pinda
Inspirado em Beyoncé, montei num alazão e empunhei a bandeira de Pindamonhangaba
A cobra e o búfalo
A identidade racial em xeque no encontro entre soldados brasileiros e americanos há oitenta anos, durante a Segunda Guerra Mundial
Felipe Botelho CorrêaO país entrou pelo cano
Em cartaz, uma pantomima em três atos
Fernando de Barros e SilvaAdeus, rede de apoio
O Vigilantes do Peso, pela ótica de um antigo frequentador
Thales de Menezescartuns
esquinas
COLABORADORES
[Capa] ilustra diariamente para jornais, revistas e livros do Brasil e exterior.
[O homem e seu passado, p. 14] é repórter da piauí e publicou A beleza da vida: a biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril).
[Triste Bahia, p. 22] é jornalista e documentarista. Dirigiu a série documental Boate Kiss: a tragédia de Santa Maria e publicou o livro Províncias: crônicas da alma interiorana (Globo Estilo).
[This ain’t Pinda, p. 33] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.
[A ciência recalcula sua rota, p. 36], jornalista, é gerente de Comunicação do Instituto Serrapilheira, onde coordena o blog Ciência fundamental. Kleber Neves, coautor, é doutor em neurociências e trabalha como gestor no Programa de Ciência do Instituto Serrapilheira.
[A cobra e o búfalo, p. 50], professor e pesquisador do King’s College de Londres, é organizador dos livros Crônicas da Bruzundanga (e-galáxia) e Sátiras e outras subversões (Penguin-Companhia das Letras), com textos de Lima Barreto.
[“Obrigado, meu amor”, p. 64], jornalista e crítico musical, publicou Elis Regina: Nada será como antes (Master Books) e Ney Matogrosso: a biografia (Companhia das Letras).
[Poesia, p. 75], poeta e compositor, é autor de Mural de ventos (José Olympio), A cor da palavra (Imago) e Ópera de nãos (7Letras). Suas canções foram gravadas por Ivan Lins, Paulinho da Viola, Zizi Possi e Ney Matogrosso, entre outros. Ilustração de Reberson Alexandre.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.
[O país entrou pelo cano, p. 6] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Ilustração de Allan Sieber.
[Cartuns a partir da p. 20], humorista e quadrinista, publicou, entre outros livros, o infantil As sete vidas do gato Jouralbo (Bebel Books e Mandacaru) e codirigiu, com Tasso Dourado, o documentário Peréio, eu te odeio.
[A síndrome caetanista, p. 28] é editor do site da piauí. Ilustração de Kleber Sales.
[Cria corvos e eles te arrancarão os olhos, p. 34] é roteirista e redator de humor. Roberto Kaz, coautor, é jornalista e autor de O livro dos bichos (Companhia das Letras). A dupla escreve a seção de humor The piauí Herald. Ilustração de Bennet.
[Tesouro no terreiro, p. 44], jornalista, é autor de Tancredo Neves, o príncipe civil (Objetiva).
[A negação do outro, p. 58] é jornalista, autor de Forasteiros: crônicas, vivências e reflexões de um torcedor visitante (Editora Grande Área).
[A mochila de Chatwin, p. 70], cineasta alemão, dirigiu, entre outros filmes, Fitzcarraldo, Aguirre, O homem urso, Caverna dos sonhos esquecidos e O sobrevivente. Publicou O crepúsculo do mundo (Todavia) e Conquista do inútil (Martins Fontes). O texto integra o livro Cada um por si e Deus contra todos: memórias, que a Todavia lançará em junho. Tradução de Sonali Bertuol.
[Adeus, rede de apoio, p. 78] é jornalista especializado em música, cinema, literatura e tevê. Edita a newsletter semanal de cultura Torpedo e leciona escrita criativa. Publicou o livro Alguém vai se machucar hoje à noite (Pauliceia).