Areia na cozinha
Bernardo, consultor para questões científicas da Cozinha Transcendental e vizinho de blog, nos apresentou ao projeto Brasiliana da Universidade de São Paulo. O Brasiliana digitaliza livros e documentos antigos e acaba de publicar online vários tratados culinários do fim do século 19 e começo do 20. Folhear os livros e ler os conselhos e receitas é embarcar no túnel do tempo, espiar o passado e suspirar de alívio ao perceber que nos livramos de muita dureza.
Bernardo, consultor para questões científicas da Cozinha Transcendental e vizinho de blog, nos apresentou ao projeto Brasiliana da Universidade de São Paulo. O Brasiliana digitaliza livros e documentos antigos e acaba de publicar online vários tratados culinários do fim do século 19 e começo do 20. Folhear os livros e ler os conselhos e receitas é embarcar no túnel do tempo, espiar o passado e suspirar de alívio ao perceber que nos livramos de muita dureza.
Como recentemente temos tratado de limpeza, selecionamos um trecho da quarta edição (1912) do livro A SCIENCIA NO LAR MODERNO CORRECTA E AUGMENTADA, LIVRO ÚTIL E NECESSÁRIO AS BOAS DONAS DE CASA, de D. Eulália Vaz, professora da Escola Profissional de São Paulo, e dedicamos aos que acham que fazer faxina é o ápice do tédio.
Vale a pena conhecer como enfrentavam a questão as donas de casa do começo do século passado. Se nossas antepassadas pudessem se limitar a um paninho úmido, outro embebido em álcool 70%, um preparado já pronto para passar no piso impermeável e um iPod para distrair durante a tarefa, com certeza se sentiriam em um mundo mágico e maravilhoso. Enfrentavam tudo no muque e depois ainda tinham que fazer cara boa para esperar seus esposos.
Veja, por exemplo, a recomendação de Dona Eulália para manter o piso da cozinha sempre limpo: "… manda-se buscar areia da mais clara, à beira do rio, passa-se n’uma peneira grossa e, lavado o assoalho, peneira-se por igual com a areia, que fique uma camada leve…." Essa camada de areia, segundo a professora, facilitaria muito as limpezas subsequentes por que protegeria o piso das manchas de gordura e, em vez de lavar, as donas de casa podiam simplesmente varrer a camada de areia e substituir por uma nova, fresca. Que tal cozinhar pisando na areia? Nossa sorte é que a redação fica bem perto da praia, resta saber se areia de praia funciona tão bem quanto a de rio.
E agora, os conselhos de Dona Eulália na íntegra:
A SCIENCIA NO LAR MODERNO CORRECTA E AUGMENTADA
Nova colleção de receitas de doces, iguarias, petiscos e tudo o que diz respeito á arte culinária, já conhecida pela pratica da autora.
D. EULALIA VAZ
LIVRO UTÍL E NECESSÁRIO AS BOAS DONAS DE CASAS
Quarta Edição * 1912
MINHAS SENHORAS
Publicando este pequeno livro, não tenho pretenção alguma senão concorrer para que no vosso lar doméstico encontreis maior facilidade na confecção de mais uma novidade para a vossa meza, colhendo mais um sorriso amável do vosso marido ou de alguma visita interessada pelos bons accepipes, ao apresentardes cada dia uma surpreza no vosso jantar, um preparado pelas vossas mãos.
Em tudo precisamos agradar. O nosso fraco sexo precisa ter todos os predicados, infelizmente, digo, porque a maior parte dos homens vive mal por causa da desordem na casa, e, si estão de máu humor, sempre encontram com o que não existe, em falta, notam defeitos em tudo. Portanto, apresento-lhes este modesto meio de adquirir a pratica caseira da boa dona de casa.
E. V.
Sobre a Cosinha
Em seguida ao prefacio desta obra, vamos trazer às donas de casa alguns pormenores sobre a vantagem, da hygiene na cosinha. Vemo-nos em diversas e sérias difficuldades que nos surgem de momento a momento para entreter a ordem no principal elemento para o nosso bem-estar, a cosinha.
Se bem que em geral pareça um tanto secundaria ou de pouca attenção os cuidados que devemos ter nesta parte da nossa casa e da nossa vida, nunca são excessivos se fizermos uma observação constante, uma espécie de fiscalisação neste meio de que vivemos. A pratica faz com que pensemos desta fôrma hoje e para o futuro. As senhoras, geralmente, que têm uma educação fina, de salão, casam-se e veem-se em apuros para dirigir a sua casa. Esbarram com mil difficuldades, soffrem, affligem-se por não saberem levar a effeito a parte mais interessada da casa; felizmente vão apparecendo os livros práticos e auxiliares para este labor continuo e interminável.
Ha tempos era um preconceito que os pães tinham, como digo sempre, geralmente a educação que davam às suas filhas extendia-se a prohibição de irem à cosinha, privarem-nas de tratar com fâmulos. A educação de uma moça de família distincta era incompatível com o andamento geral da casa. Quantas não se viram em embaraço. Acostumadas ao elemento servil, sem pratica, casavam-se e encontravam um marido amigo de gulodices, quitutes e arranjo caseiro. Que supplicio?!!
Se quizerdes conservar a vossa cosinha sempre em asseio, quanto ao assoalho, tereis um meio muito fácil, e econômico. Além de lava-la duas vezes por semana, manda-se buscar areia da mais clara, à beira do rio, passa-se n’uma peneira grossa e, lavado o assoalho, peneira-se por igual com a areia, que fique uma camada leve. Assim conserva-se limpo por muito tempo e todos os dias ao varrer repete-se a operação com a areia, ficando os ciscos na mesma peneira, e não é preciso dispor de meios para isso. Além de tudo, a areia isenpta o assoalho de receber ou impregnar-se de nodoas de gordura. Em seguida uma revista às prateleiras, exigindo da empregada uma distribuição methodica das cassarolas mudando os forros de papel varias vezes, vasculhando o tecto, paredes, emfim, lavando todas as tardes o fogão, a chapa superior, com água quente e sabão.
O fogão mais econômico é o fogão a gaz. A pratica tem demostrado, e dispensa até a cosinheira, pelo pouco que ha a limpar, nas cassarolas e consumo regular.
Seleção musical recomendada para uma bela faxina de época:
Aqui vai o link para a coleção da USP, vale a pena dar uma folheada:
Leia também:
Saladas – como evitar o horror que rasteja entre as folhas
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí