Entre as principais categorias de venda do e-commerce, os produtos de telefonia têm o maior valor médio de compra. Um brasileiro gastou, em média, R$ 1,9 mil a cada compra desse tipo em 2022. Os produtos de informática têm o segundo maior valor médio: R$ 1,2 mil. Já roupas e acessórios têm um valor médio por compra de R$ 192.
O percentual de usuários brasileiros que compram em sites internacionais aumentou gradualmente nos últimos anos. Em 2022, 72% dos consumidores fizeram compras em sites de e-commerce internacionais. Em 2021, haviam sido 68%; em 2019, só 58%. Consequentemente, cresceu também o valor total gasto com esse tipo de comércio: foram R$ 262,7 bilhões em compras pela internet em 2022, um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior. O crescimento das vendas foi puxado pelos pedidos de alimentos e bebidas. Esse valor total se equipara ao PIB do Uruguai, que em 2021 ficou em R$ 299 bilhões.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, causou alvoroço ao anunciar o fim da isenção para compras internacionais entre pessoas físicas no valor de até 50 dólares – muito comuns no comércio online de roupas e alimentos. O governo estimava arrecadar até 8 bilhões de reais com a mudança na tributação. Diante da má repercussão, acabou engavetando a ideia e promete apertar a fiscalização para evitar fraudes.
Confira aqui o =igualdades completo desta semana, que mostra o crescimento do e-commerce no Brasil.

Repórter da piauí

Repórter da piauí

É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno