minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
questões de forno e fogão

Cinnamon Rolls da Mel

Conseguimos fazer Cinnamon Rolls para o lanche e ficaram muito bons! Tudo começou quando a Mel experimentou um Rugelach e comentou que o sabor lembrava muito o desse pãozinho doce em forma de caracol e encharcado de glacê. Mel viveu nos Estados Unidos e cinnamon roll é um sabor familiar para ela. Resolvemos fazer uma surpresa e fomos garimpar uma receita online. Assistimos a alguns vídeos de cozinheiras preparando o pão e elegemos uma delas: a moça tem um timbre de voz ardido que quase nos fez desisitir, mas superado o obstáculo sonoro concluímos que ela é uma cozinheira prática e muito competente.

| 20 dez 2012_10h29
A+ A- A

Conseguimos fazer Cinnamon Rolls para o lanche e ficaram muito bons! Tudo começou quando a Mel experimentou um Rugelach e comentou que o sabor lembrava muito o desse pãozinho doce em forma de caracol e encharcado de glacê. Mel viveu nos Estados Unidos e cinnamon roll é um sabor familiar para ela. Resolvemos fazer uma surpresa e fomos garimpar uma receita online. Assistimos a alguns vídeos de cozinheiras preparando o pão e elegemos uma delas: a moça tem um timbre de voz ardido que quase nos fez desisitir, mas superado o obstáculo sonoro  concluímos que ela é uma cozinheira prática e muito competente. Arriscamos a receita e os pães ficaram tão deliciosos que já entraram para o repertório fixo da Cozinha Transcendental. Quem quiser o original, de Laura Vitale, acha aqui.

Esta é uma receita simples mas demorada: a massa deve descansar duas vezes, em torno de 2 horas na primeira rodada e na segunda, entre 30 e 45 minutos. Some-se a isso uns 30 minutos para fazer a massa, outros 45 minutos para abrir, rechear, enrolar, cortar e montar as assadeiras. É bom fazer em um dia tranquilo, porque não dá para apressar o processo. Mas vale a pena, vale muito. Vale a pena até ganhar um pouquinho de peso, o gosto é muito bom.

Aqui, o pinguim exibindo o crime açucarado na mesa da Mel, e mais um aberto para dar ideia do conjunto da obra:

CINNAMON ROLLS (pão doce de canela)

(rende 16 pães)

Ingredientes

17 gramas de fermento para pão (1 tablete + 1/4)

3/4 de xícara de leite integral

50 gramas de açúcar cristal

1/4 de xícara de água morna com 1 colher de sopa de açúcar para ativar o fermento

1 colher de extrato de baunilha

1 ovo inteiro

1 colher de chá de sal

60 gramas de manteiga sem sal, derretida

4 xícaras de farinha

100 gramas de manteiga derretida para pincelar os rolinhos antes de levar ao forno

Recheio

80 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente

¾ de xícara de açúcar mascavo

1/4 de xícara de açúcar cristal

2 colheres de sopa generosas de canela em pó

Glacê

30 gramas de Cream Cheese em temperatura ambiente

1 colher de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 1/4 xícara de glaçúcar

1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

Entre 3 e 4 colheres de leite integral morno

Modo de fazer a MASSA:

Coloque 1 colher de sopa de açúcar na água morna e dissolva o fermento. Deixe por 10 minutos ou até borbulhar.

Coloque na batedeira: manteiga sem sal + leite + ovo inteiro +  essência de baunilha + açúcar e bata por 1 minuto

Misture o sal com a farinha, rapidamente, e coloque metade dessa  mistura na batedeira. Coloque o gancho de bater massa, ligue a batedeira em baixíssima rotação e incorpore. Se você não tiver batedeira com gancho, não faz mal: vá acrescentando a farinha e misturando com a colher de pau. Quando não for mais possível, misture com as mãos. Acrescente o fermento e misture mais um pouco. Acrescente agora a metade restante de farinha e sal.

Ponha a massa em uma vasilha untada com óleo, cubra bem com filme plástico e espere dobrar de tamanho (1 ou 2 horas, depende do dia). Enquanto a massa cresce, faça o recheio e reserve.

Modo de fazer o recheio:

Misture numa vasilha a manteiga, o açúcar mascavo, o açúcar cristal e a canela, e bata tudo com uma colher de pau, até que a massa fique homogênea.

Quando a massa que estava crescendo tiver dobrado de tamanho, ligue o forno (baixo, para ir aquecendo). Retire a massa da vasilha, amasse um pouco e abra com as mãos. A massa fica bem mole e até um tiquinho grudenta. É facil esticar com as mãos, mas quem preferir abrir com o rolo, pode . Abra até chegar a um formato retangular de mais ou menos 40 cm por 20 cm.

Espalhe sobre a massa a mistura açucarada do recheio, generosamente. Cuide para que a superfície fique inteiramente coberta e deixe uma borda de 1 cm em um dos lados maiores do retângulo. Enrole como um rocambole, apertando as voltas para que fiquem justas. Passe água na borda de 1 cm que você deixou sem recheio para selar (isto é, colar a ponta da massa pro rocambole ficar fechado). Divida o rolo ao meio e vá cortando em pedaços até obter 16 fatias de largura uniforme. Disponha os rolinhos com a espiral voltada para cima em uma assadeira untada e enfarinhada, cubra e coloque sobre o fogão para aproveitar o calor do forno. Espere dobrar de tamanho novamente.

Pincele os rolinhos generosamente com a manteiga derretida e leve para assar em forno médio.

Se os rolinhos grudarem um no outro, não faz mal. Depois de assados receberão um glacê e se estiverem juntinhos não haverá espaço para que o glacê escorra e eles ficam encharcados.

Enquanto assa, prepare a cobertura. Misture na batedeira o cream cheese + manteiga + baunilha + glaçúcar até obter uma pasta. Agora vá pingando leite morno até transformar a mistura em um líquido grosso.

Quando os pãezinhos ficarem dourados (o perfume é intenso e avisa quando os pães estão prontos – em torno de 30 minutos ou menos, em forno médio), retire do forno e espere esfriar por 5 minutos. Espalhe o glacê sobre os pães quentes e PRONTO, chame o pessoal.

Com vocês, James Brown!

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí