Paulo da Costa e Silva
Paulo da Costa e Silva é professor de estética no Departamento de História e Teoria da Arte da Universidade Federal do Rio de Janeiro
histórias publicadas
Thelonious e minha tia
Jesus, Tom Zé e o feitiço do dinheiro
No Reino de Deus anunciado por Jesus, “a riqueza será redistribuída e as dívidas serão canceladas”. Não admira que tenha sido justamente tal incidente a levá-lo a ser crucificado pelas autoridades romanas. O conteúdo simbólico, no entanto, parece ir além. A ira do nazareno se direciona também contra a própria “entidade dinheiro”, contra os excessos de seu crescente prestígio.
Uma balada de Lennon
Sobre um detalhe em Lascaux
O “Questões musicais” faz uma breve pausa em suas reflexões sonoras para focalizar as formas visuais pintadas na alvorada da humanidade. Do ouvidos para os olhos, e, em breve, novamente dos olhos para os ouvidos.
A vitória do forró
AMARELO – Bruno Cosentino
Pequena teoria sobre o mercado e as artes
Os afro-sambas de Baden e Vinícius
Grande parte das anedotas que cercam os Afro-sambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes remetem a uma zona de penumbra. Uma zona que em tudo difere da claridade que marca o imaginário da bossa nova.
Notas sobre o carnaval de rua no Rio
A sociedade do elogio mútuo
Acontece uma coisa curiosa com o meio musical do Rio: não há mais espaço para a crítica nele (e aqui eu me refiro à crítica capaz de trazer elementos “negativos”, que indagam a obra, que a questionam de modo sincero sobre sua relevância). Só o elogio é válido.