E dá-lhe pão de queijo. Viva!
Pão de queijo premiado (com queijo da Serra da Canastra)
A receita da maravilha premiada servida no Lá da Venda (São Paulo) é de Heloísa Bacellar, cozinheira extraordinária de quem a Cozinha Transcendental é grande fã. Por enquanto, só tivemos o prazer de conhecer as obras comestíveis e impressas de Heloísa, mas quem sabe, um dia vamos conhecer também a artista. Acontece que, como tudo que ela faz, a receita do pão de queijo é meticulosa e recomendava o uso de um típico específico de polvilho artesanal (que não conseguimos encontrar no Rio) e queijo da Serra da Canastra, artigo raríssmo fora de Minas, pois como as relíquias de Angkor ou os tapetes do Turkmenistão, só deixam o lugar de origem se contrabandeados.
A receita da maravilha premiada servida no Lá da Venda (São Paulo) é de Heloísa Bacellar, cozinheira extraordinária de quem a Cozinha Transcendental é grande fã. Por enquanto, só tivemos o prazer de conhecer as obras comestíveis e impressas de Heloísa, mas quem sabe, um dia vamos conhecer também a artista. Acontece que, como tudo que ela faz, a receita do pão de queijo é meticulosa e recomendava o uso de um tipo específico de polvilho artesanal (que não conseguimos encontrar no Rio) e queijo da Serra da Canastra, artigo raríssmo fora de Minas, pois como as relíquias de Angkor ou os tapetes do Turkmenistão, só deixam o lugar de origem se contrabandeados.
O queijo usado para fazer pão de queijo é fundamental e só pudemos submeter esta nova receita ao crivo do implacável Renato, o setorista de Pão de queijo, graças à generosidade de nosso assessor para questões científicas, Bernardo, e de sua mulher, que muito gentilmente cederam um bom pedaço do que tinham em seu acervo. Veja a receita abaixo e, na sequência, a avaliação do Renato e a revelação do Bernardo sobre o mistério que fez do queijo da Serra da Canastra o mais intangível do Brasil.
Pão de queijo do Lá da Venda
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de polvilho doce?
4 xícaras (chá) de queijo da Serra da Canastra ralado grosso?
2 1/4 xícaras (chá) de água?
1/2 xícara (chá) de óleo?
1 colher (sopa) rasa de sal?
3 ovos grandes
Modo de Preparo:
Ponha o polvilho e o sal na batedeira. Regue com a água e o óleo ferventes e bata em velocidade máxima até virar uma massa grudenta. Sem parar de bater, acrescente um ovo e espere incorporar à massa. Repita a operação, sempre adicionando um ovo por vez. Quando a massa estiver homogênea, junte o queijo e bata mais. Faça as bolinhas e arrume na assadeira deixando espaço entre elas. Se a massa ficar mole, coloque por 15 minutos no congelador até que fique em ponto de moldar e fazer bolinhas com as mãos. Asse em forno preaquecido entre 180 e 200 graus (temperatura média alta), até o lado inferior dos pães ficar dourado.
Recomendo assistir a este trailer do documentário O mineiro e o queijo:
Música recomendada pelo Bernardo
Trilha para preparar um pão de queijo ilegal
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí