vultos da república
O rei do gado
A trajetória política e os negócios privados de Jorge Picciani, o mais longevo presidente da Assembleia fluminense
Malu Gasparcena brasileira
Quase todos presos
Uma ópera político-policial ambientada em Foz do Iguaçu, em três atos
Roberto Kazanais da oncologia
No alvo
Anamaria Camargo, as mutações genéticas e as novas estratégias de combate ao câncer
Bernardo Estevesanais da história
Hitler, Mussolini e o Papa
O silêncio do Vaticano e os sussurros do Duce diante da ascensão do Führer
David I. Kertzerperfil
Mais escuro
Um mês antes de morrer, aos 82 anos, Leonard Cohen lançou um álbum obcecado pela mortalidade, impregnado da ideia de Deus – e engraçado
David Remnickhistória pessoal
Rompante de loucura
Tirando os ataques dela, bem nítidos na minha memória, quase todo o resto me escapa, e eu tendo a reconstruir as coisas como gostaria que fossem
Margarita García Robayochegada
O trono está nu
Japão quer descomplicar as privadas multifuncionais que confundem os turistas
Bernardo Estevesdespedida
Adeus à inocência
Dificilmente a indústria dos videogames repetirá um fenômeno como Pac-Man
Antônio Xerxeneskyesquina
colaboradores
Caio Borges [Capa] é artista gráfico e sócio do Estúdio Onze. Ilustrou o livro De A a Z Eróticas, de Sheila Hafez, pelo selo Laranja Original da editora Neotropica.
Bernardo Esteves [O trono está nu e No alvo], repórter da piauí, publicou Domingo É Dia de Ciência, pela Azougue. Foto de Ella Dürst.
Malu Gaspar [O rei do gado], repórter da piauí, é autora do livro Tudo ou Nada: Eike Batista e a Verdadeira História do Grupo X, da Editora Record. Foto de Daryan Dornelles.
Cristina Sampaio [Cartuns] é ilustradora e cartunista portuguesa.
Roberto Kaz [Quase todos presos], repórter da piauí, é autor de O Livro dos Bichos da Companhia das Letras.
Samuel de Abreu Pessôa [Utopia e pragmatismo], físico com doutorado em economia, ambos pela usp, é sócio da empresa de consultoria Reliance e pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Economia da FGV.
David I. Kertzer [Hitler, Mussolini e o papa], escritor, historiador e antropólogo norte-americano, é especialista em história política e religiosa da Itália. Trecho do livro O Papa e Mussolini, ganhador do Prêmio Pulitzer de Biografia em 2015, a ser lançado em abril pela editora Intrínseca. Tradução de Berilo Vargas.
Margarita García Robayo [Rompante de loucura] é escritora colombiana radicada em Buenos Aires, autora de Usted Está Aquí, pela Montacerdos. Tradução de Sérgio Molina e Rubia Goldoni.
Leandro Sarmatz [Let it go], poeta, jornalista e escritor gaúcho radicado em São Paulo, é autor do livro de contos Uma Fome, da Record e do livro de poemas Logocausto, da Editora da Casa.
David Remnick [Mais escuro] é diretor de redação da revista The New Yorker, e autor de O Túmulo de Lênin, pela Companhia das Letras. Tradução de Sergio Flaksman.
Bob Dylan [Poesia], cantor e compositor, foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2016. As letras de música estão reunidas no livro Letras (1961-1974), que a Companhia das Letras lança em abril. Tradução de Caetano W. Galindo.
Antônio Xerxenesky [Adeus à inocência], escritor e tradutor, é autor de F, da editora Rocco. Em 2012, foi eleito um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros pela revista Granta.
Ilustrações de Esquinas por Andrés Sandoval.