minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
O brinde, de Vito Quintans

_196

Janeiro 2023

COLABORADORES

Vito Quintans

[Capa] é artista plástico e assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde – A Maldição da Botija.

Lira Neto

[A volta dos enterrados vivos, p. 14], escritor e jornalista, é autor, entre outros livros, da biografia Getúlio, em três volumes, e de A Arte da Biografia: Como Escrever Histórias de Vida (todos pela Companhia das Letras). Ilustração de Kleber Sales.

Angélica Santa Cruz

[Sobre ela, com ela, para ela, p. 20] é jornalista da piauí.

Luciana Capobianco

[Imagens do mundo, p. 36], fundadora e diretora da ONG Estou Refugiado, é organizadora do projeto Cores do Mundo, que inclui uma coleção de painéis pintados por pessoas de diversos países (a maioria refugiadas) em um muro da Vila Leopoldina, em São Paulo.

Fabrício Marques

[O caminho do best-seller, p. 48] é poeta e jornalista, autor do perfil biográfico Wander Piroli: Uma Manada de Búfalos Dentro do Peito (Conceito), finalista do Prêmio Jabuti. Fotografia de Leo Drummond.

Sergio Schargel

[Minha bisavó matou um cara, p. 60] é pesquisador, mestre em ciência política pela Unirio e mestre em literatura pela puc-Rio. Venceu o Prêmio Abralic de melhor dissertação do biênio 2020-2021, que resultou no livro O Fascismo Infinito, no Real e na Ficção (Bestiário).

Carlos Eduardo Pereira

[Quem me conhece sabe, p. 72] é escritor. Autor dos romances Enquanto os Dentes e Agora Agora, ambos publicados pela editora Todavia. Ilustração de Leandro Ilustrado.

Ariane Chemin

[Pelo contrário, p. 78], jornalista e escritora francesa, escreve para o Le Monde, no qual a reportagem foi originalmente publicada. Tradução de Claire Laribe.

Fernando de Barros e Silva

[Lula no país dos lunáticos, p. 7] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Ilustração de Allan Sieber.

Reinaldo Figueiredo

[Cartuns a partir da p. 18] é desenhista, humorista, músico carioca e um dos criadores do Casseta & Planeta. Publicou, entre outros, o livro Paradas Musicais (Mórula).

Consuelo Dieguez

[A grande diáspora, p. 28], repórter da piauí, é autora de O Ovo da Serpente – Nova Direita e Bolsonarismo: Seus Bastidores, Personagens e a Chegada ao Poder (Companhia das Letras). Fotografia de Egberto Nogueira.

Irany Tereza

[Déficit racial, p. 42], jornalista, é colunista de negócios do Broadcast, serviço de informações financeiras do Estadão, do qual foi editora-executiva em Brasília. Fotografia de Diego Bresani.

Damian Platt

[Façanhas de Banksy, p. 54], escritor, investigador cultural e skatista, publicou Nothing by Accident: Brazil on the Edge (Independent Publishing Network). Tradução de Rogério Galindo.

Betina González

[A obrigação de ser genial, p. 66], escritora argentina, publicou, entre outros, o romance Las Poseídas, pelo qual ganhou o Prêmio Tusquets em 2012.Tradução de Rubia Goldoni e Sérgio Molina.

Alberto Martins

[Quatro pitangas, p.74], escritor e artista plástico, é autor do livro de poemas Em Trânsito (Companhia das Letras) e da novela Lívia e o Cemitério Africano (Editora 34), entre outros. Ilustração de Valentina Fraiz.

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.