O estado do Rio registrou 120 crimes de homicídios dolosos contra crianças e adolescentes em 2022; destes, 30 foram na capital. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), de janeiro de 2013 a março de 2019, 2.484 mortes violentas intencionais de adolescentes de 12 a 17 anos aconteceram no estado. Destas ocorrências, 648 aconteceram na capital. Em 2022, foram 30 crimes de homicídio doloso contra crianças e adolescentes na cidade do Rio. Quatro a mais que no ano anterior.
Segundo o relatório Vidas Adolescentes Interrompidas: um estudo sobre mortes violentas de adolescentes no Rio de Janeiro/2021, o “homicídio de adolescentes é um desafio urgente a ser enfrentado no Rio de Janeiro”. Apesar dos dados alarmantes, os números ainda podem estar subestimados. O relatório aponta ainda a falta de informações nos registros e de equipamentos que permitam uma melhor apuração da perícia.
O estudo também ressalta a complexidade do assunto, principalmente quando trata de raça e de intervenções policiais, a segunda causa mais frequente de óbitos violentos e intencionais de adolescentes no estado. Do total de mortes violentas no Rio, 79% são negros e 76% são de adolescentes entre 16 e 17 anos.
Confira aqui o =igualdades completo desta semana, que expõe os trágicos números da violência letal contra crianças e adolescentes no Rio de Janeiro.
Fonte: ISP-RJ

É produtora do Foro de Teresina.

Repórter da piauí