minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Entre fatos e fakes

Leandra Souza e Renata Buono | 21 fev 2024_10h42
A+ A- A

No ranking da Kepios, o Brasil aparece como terceiro país onde mais usuários dizem que o principal motivo para usarem redes sociais é o acesso a notícias. São 53 a cada 100 brasileiros. Só Grécia e Polônia têm percentuais mais altos. Nos Estados Unidos, só 28 a cada 100 têm essa motivação.

Esse tipo de comportamento entre os usuários brasileiros acende o alerta para as fake news, uma vez que diversos perfis propagam conteúdos sem a devida preocupação com a checagem ou apuração necessária para a divulgação de uma informação. 

Nas eleições presidenciais de 2022, muitos perfis com alto número de seguidores nas plataformas digitais foram acusados de propagar notícias falsas para interferirem na intenção de votos dos eleitores. A rede social chinesa Kwai, está sendo investigada pelo Ministério Público Federal por compactuar e pagar pela ampla divulgação de fake news. A investigação teve como base a reportagem Central da Manipulação, publicada na edição de janeiro da piauí.

Confira aqui os dados completo no =igualdades dessa semana, que mostra o comportamento dos brasileiros nas redes sociais.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí